Redação para concurso do Banco do Brasil: veja como se preparar

É certo que não se pode descuidar das matérias da prova objetiva já que é preciso estar entre os mais bem classificados na etapa objetiva para ser avaliado na etapa discursiva. Entretanto, o custo-benefício de fazer uma preparação adequada e antecipada para a discursiva é alto.



Foi publicado o edital do concurso público do Banco do Brasil (BB)! Ao todo, o documento oferta 4.480 vagas, sendo 2.240 imediatas e outras 2.240 vagas para formação de cadastro de reserva para a carreira de Escriturário. Essa é uma excelente oportunidade para dar um gás nos estudos rumo a sua tão sonhada aprovação.

 O exame contará com provas objetivas e discursivas e uma altíssima concorrência, portanto, cada ponto pode ser decisivo para a aprovação do candidato.  Sendo assim, além da preparação para a prova objetiva, o treino e o estudo da redação para o Banco do Brasil não podem ser negligenciados pelo candidato.

Pensando nisso, nesse artigo vamos conhecer o perfil de cobrança da banca Cesgranrio em suas provas de redação, bem como entender o que foi cobrado na prova discursiva do último concurso do BB. Ao final, daremos dicas de como se preparar para a prova discursiva do concurso do Banco do Brasil.

Por meio dessa análise, você terá condições de fazer escolhas estratégicas na hora de estudar, de forma a otimizar sua preparação para gabaritar na prova de redação do Banco do Brasil!  


Concurso Banco do Brasil

Principais datas:

Inscrições: 24/06 a 28/07/2021

Isenção da taxa: 24/06 a 01/07/2021

Prova: 26/09/2021

As inscrições no novo concurso BB estão abertas e se encerram no dia 28 de julho, devendo ser feitas através do site da banca organizadora, CESGRANRIO. A aplicação da prova objetiva e de redação ocorrerá em 26 de setembro. Trata-se do cargo de Escriturário, cuja carreira é de nível médio que abrange duas áreas de atuação: Agente de Tecnologia e Agente Comercial.

Muitos candidatos são eliminados simplesmente por não analisar cuidadosamente o edital. Antes de se inscrever é muito importante assistir a Análise do Edital - Clique AQUI

Etapas e provas:

Os candidatos do concurso BB serão avaliados por meio de etapa objetiva e dissertativa, sendo:

Prova Objetiva: de caráter eliminatório e classificatório, com 70 questões de múltipla escolha, sendo 25 questões de conhecimentos básicos e 45 questões de conhecimentos específicos, totalizando 100,0 pontos;

Prova de redação: de caráter eliminatório, com tema de conhecimentos gerais, devendo ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, valendo 100,0 pontos;

Ambas as provas serão aplicadas no dia 26 de setembro de 2021 em diversas cidades de todos os Estados da Federação e terão duração de 5 horas.

Importância da prova discursiva do BB 

Uma prática recorrente de quem se prepara para concursos públicos é manter o foco apenas nas provas objetivas e negligenciar a preparação para as discursivas. Essa é uma estratégia intuitiva, pois o candidato possui diversas disciplinas para estudar e, às vezes, se vê em uma corrida contra o tempo para esgotar conteúdo do edital.   


Maiores dúvidas sobre concursos: nome sujo pode eliminar? e tatuagens? passou mas não foi nomeado? o que reprova na investigação? vejas as respostas - Clique AQUI


Ademais, como a prova de redação é uma avaliação que envolve o uso da língua portuguesa frente a um tema de conhecimentos gerais, muitos candidatos imaginam ser possível improvisar e ter sucesso na classificação final.  

Essa estratégia é um grande erro que se repete tem levado à eliminação de diversos candidatos nos últimos certames. Isso porque as questões discursivas requerem um estudo específico e aprofundado, sendo praticamente impossível ter sucesso por meio da improvisação.

Além disso, a redação para o BB possui um peso grande, representando 50% da nota total do candidato. Dessa forma, a não preparação ou a preparação tardia para essa etapa acaba afastando a possibilidade de o candidato manter-se competitivo na classificação final.   

É certo que não se pode descuidar das matérias da prova objetiva já que é preciso estar entre os mais bem classificados na etapa objetiva para ser avaliado na etapa discursiva. Entretanto, o custo-benefício de fazer uma preparação adequada e antecipada para a discursiva é alto.

Isso porque, além de ela possuir um peso expressivo para a nota final, a redação normalmente é negligenciada pelos demais candidatos. Sendo assim, uma preparação adequada e direcionada para a prova discursiva pode ajudar o candidato a ultrapassar colocações e garantir a tão sonhada aprovação. 

Redação para o concurso do Banco do Brasil

A redação para o concurso do Banco do Brasil deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, com base em tema formulado pela banca examinadora e valerá 100,0 (cem) pontos.

Nem todos os candidatos terão suas provas discursivas corrigidas, mas apenas os que atingirem, na prova objetiva, posição que não ultrapasse o dobro do somatório do total de número de vagas e do número de cadastro de reserva, conforme as vagas destinadas para cada microrregião (anexo II do edital).

Além disso, serão eliminados do concurso os candidatos que obtiverem nota na prova discursiva inferior a 70 pontos. Sendo assim, é necessário um desempenho mínimo para ser aprovado no concurso. 

A discursiva do BB representa a mesma quantidade de pontos que a prova objetiva, então, o peso dessa etapa é grande. Sendo assim, um alto desempenho na prova discursiva é um diferencial na nota final do candidato, alterando drasticamente a fila da classificação final. 

Diante dessas informações, a partir de agora vamos tratar especificamente da preparação para a prova de redação do Banco do Brasil, entendendo o perfil de cobrança da banca e dando dicas de como estudar e treinar para essa etapa do concurso. 

Para uma análise completa do edital, acesse o artigo ou assista ao vídeo:

1) Tema

As provas de redação costumam cobrar temas relacionados com o cargo ou com a instituição que realiza o concurso, explorando assuntos de atualidades que versavam sobre Administração, Gestão de pessoas, Economia e Conhecimentos Bancários, sendo essa uma tendência esperada para a prova de redação do BB. 

Há uma expectativa de que temas da atualidade associados ao cotidiano do Banco e da Administração Pública sejam cobrados, porém, nada impede que a banca surpreenda os candidatos com um outro tema. Por isso, é importante ficar por dentro de outros assuntos em evidência na sociedade. 


Temas dos últimos concursos do BB

Confira o levantamento feito com os últimos temas de redação nas provas do BB:

2018: “Que motivação (filantropia ou competitividade) deve nortear as ações de responsabilidade social em uma empresa?”. A proposta apresentava três textos motivadores que abordavam a questão da responsabilidade social no meio corporativo.

2015: “É possível conciliar os interesses pessoais do trabalhador e os interesses da organização?”.A proposta apresentou cinco textos motivadores que abordavam o assunto da gestão de pessoas no âmbito administrativo.

2014: “Preservação do espaço público: um compromisso do cidadão com a sua cidade.” A proposta apresentou três textos motivadores que abordavam a questão da preservação de diferentes espaços públicos no meio urbano.

2) Critérios de avaliação

De acordo com o edital, prova de redação será avaliada conforme os critérios a seguir:

a) adequação ao tema proposto;

b) adequação ao tipo de texto solicitado;

c) emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto);

d) capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto;

e) pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação).

3) Estrutura 

Em termos de estrutura, a banca não é tão exigente, sendo desnecessário um rigor na quantidade de parágrafos para o desenvolvimento do texto.

O ideal, entretanto, é que o candidato utilize o primeiro parágrafo para a introdução, dois ou três parágrafos para o desenvolvimento e o último parágrafo para a conclusão das ideias desenvolvidas na redação. 

Vamos entender o que deve constar em cada tópico da estrutura: 

A) Introdução: 

O primeiro parágrafo do seu texto deve conter entre 3 a 5 linhas. Nele, você deve apresentar o tema de forma objetiva, destacando sua importância e alguns impactos que ele gera na sociedade. As ideias apresentadas aqui serão melhor elaboradas nos parágrafos de desenvolvimento.   

B) Desenvolvimento: 

O desenvolvimento é a parte do texto em que você discorre sobre os problemas apontados no primeiro parágrafo, fundamentando seu ponto de vista por meio de recursos argumentativos como exemplificação, a utilização de argumento de autoridade (ideias de filósofos, cientistas, historiadores, sociólogos que tratam do assunto), a citação de fatos históricos ou atuais e etc.  

No desenvolvimento, várias estratégias podem ser utilizadas. Você pode usar cada parágrafo para defender uma das ideias levantadas na introdução.

Também é possível utilizar um parágrafo para desenvolver argumentos contra e outro parágrafo para desenvolver argumentos a favor da sua ideia principal, entre outros tipos de estrutura.

O mais importante é deixar as ideias da introdução bem “amarradas” para conseguir uma progressão textual que faça sentido para quem lê. 

C) Conclusão: 

A conclusão, assim como a introdução, deve conter entre 3 a 5 linhas. Nela, você deve retomar as problemáticas que foram apresentadas na introdução, apresentando soluções ou intervenções sociais que resolvam as questões suscitadas.  

Ao apresentar essa solução, é importante especificar quem é o agente, quais os meios para sua realização e qual a sua finalidade. 

Como se preparar para a redação Do Banco do Brasil

1) Repertório Sociocultural 

É sabido a importância de treinar a redação na prática, escrevendo textos sobre os temas que costumam interessar à banca. Porém, antes de começar a escrever, é necessário amadurecer um pouco no estudo de disciplinas de Ciências Humanas e Atualidades, para adquirir a bagagem sociocultural necessária para discorrer sobre qualquer assunto que surgir na hora da prova, com argumentos que agradem à banca examinadora. 

Em todos os temas, costuma-se ter uma preocupação direta com reflexões sobre cidadania, direitos humanos e democracia. 

O Estratégia Concurso oferece cursos de Ciências Humanas para redação, que se encontram dentro da assinatura do curso para o concurso do Banco do Brasil, bem como da assinatura básica ou premium, podendo também ser assinado de maneira avulsa por quem ainda não é aluno do Estratégia e quer adquirir um curso de redação para concursos. 

Além disso, para desenvolver essa bagagem argumentativa, é importante estar atento às notícias mais importantes do Brasil e do mundo, mantendo-se atualizado e contextualizado com os problemas que nos cercam. 

2) Treinando a redação 

Para o treino da redação na prática, também existem algumas dicas que podem te ajudar a alcançar o máximo de proveito da sua preparação, para gabaritar no dia da prova.  

A) Frequência: 

O ideal é que, agora que estamos no período pós edital, você produza uma redação por semana, ou uma redação a cada 15 dias.  

B) Correção:

Se você tiver condições, o ideal é contratar um serviço especializado de correção das suas redações. Esse serviço é ofertado pelo Estratégia Concursos.

A vantagem dessa assinatura é que há algumas aulas direcionadas ao estudo das atualidades, focados nos prováveis temas da prova de redação. Além disso, ao final de cada aula, há uma proposta de tema de redação que deve ser produzida pelo aluno e enviada para a correção.  

Dois professores especialistas fazem a correção da ortografia, da estrutura e do conteúdo da redação, utilizando os mesmos critérios da banca examinadora. Ao final, eles dão ao aluno um feedback sobre os pontos que podem ser melhorados. 

Se, por qualquer motivo, você não puder adquirir um serviço como esse, treine a produção dessas redações de acordo com os temas objeto de aposta dos nossos professores e peça para alguém da família ou um amigo ler e verificar se o que você escreveu faz sentido. Depois, leia novamente e encontre seus erros para aprimorar na próxima redação. 

Neste vídeo você encontra alguns temas relevantes para treinar sua redação: 

C) Simule as condições de prova:

É legal treinar a redação juntamente com o treino dos simulados da prova objetiva. Como ambas acontecerão no mesmo dia, você terá um preparo completo se fizer simulados dessa forma.  


Além disso, o ideal é sempre cronometrar o tempo que você leva para fazer tanto a prova objetiva quanto a redação, uma vez que você deve manter uma média que condiz com o tempo de realização da prova. 

D) Crie tópicos e faça um rascunho: 

Ao ler o tema da redação, juntamente com o texto motivador, grife as palavras chave e faça um “brainstorming” com tudo o que vem a sua cabeça relacionado ao tema. Depois disso, organize essas ideias em tópicos condizentes com o que aparecerá na introdução, no desenvolvimento e na conclusão.  

Em seguida, desenvolva essas ideias no papel. Esse será seu rascunho, que deve condizer ao máximo com o seu texto final. Releia o rascunho, faça as modificações necessárias e passe o texto na folha de respostas. Dessa forma, ao passar o texto a limpo você evita rasuras e garante que está passando suas ideias da forma mais clara possível. 

Nunca deixe de reler seu texto final e procurar erros de acentuação, vírgula e palavras escritas de forma errada. 

Boa sorte!  

Faltam pouco mais de dois meses até a data da prova e, por isso, é preciso realizar um estudo estratégico de reta final. Apesar do curto espaço de tempo, utilizando as dicas que foram passadas nesse artigo, é possível conhecer o tipo de cobrança na prova de redação do concurso do Banco do Brasil, se preparando de forma correta, a fim de ter um aproveitamento satisfatório no dia da prova.  

Como Estudar?

Resolver questões é uma forma bastante eficaz de estudar para concursos públicos, pois os candidatos podem conhecer melhor a maneira com que a banca examinadora monta a prova e, consequentemente, verificar como os temas são abordados ao longo da avaliação. 

Acesse as 500 Questões (Gabaritadas)AQUI

Outros materiais:

Apostila Completa - Clique AQUI

Curso Online Completo - Clique AQUI

Combo: Apostila + 500 Questões - Clique AQUI     



Postar um comentário

0 Comentários