Pronatec oferece mais de 750 vagas em cursos online e gratuitos

Atualmente, os Cursos Técnicos possuem entre 800 e 1200 horas, mas depende da área de escolha. Sendo assim, a formação pode durar entre 12 meses e 3 anos de estudo.


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) abriu um total de 755 vagas nos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) da instituição. As oportunidades atendem principalmente a modalidade de Educação à Distância, contemplando diferentes áreas.

A iniciativa é uma forma de fomentar o acesso à educação de qualidade, assim como a competitividade nas vagas de emprego dentro do mercado de trabalho. Portanto, o Pronatec pretende ampliar as oportunidades de carreira para os brasileiros socialmente vulneráveis, gerando capacitação para cargos melhores.

Quais são os critérios de elegibilidade?

Para se inscrever nos cursos oferecidos pelo Pronatec, é fundamental atender alguns critérios do Programa e do Governo Federal, financiador da formação. Sendo assim, o candidato deve:

Ter mais de 16 anos;

Estar matriculado no Ensino Médio em uma instituição de ensino aprovada pelo Ministério da Educação ou ter concluído a formação;

Ter renda mensal de até dois salários mínimos;

Possuir cadastro regular e atualizado no Cadastro Único;

Estar inscrito em algum programa social do Governo Federal.

Apesar de serem os critérios mais comuns, existem outras regras relacionadas à idade e aos documentos requisitados, pois depende da instituição de ensino e do curso selecionado pelo cidadão. Porém, as oportunidades estão disponíveis para todos.

Como se inscrever nos cursos do Pronatec?

A inscrição nos cursos no Pronatec é realizada por meio virtual, de modo que o candidato preenche um formulário com os seus dados e envia para aprovação. Para isso, basta acessar o site do Pronatec.

Atualmente, são atendidos estudantes do ensino médio, mas também jovens adultos trabalhadores e cidadãos de baixa renda.

Como funcionam os cursos do Pronatec?

Mais de 8 milhões de brasileiros já participaram dos cursos de qualificação profissional e técnica do Pronatec. Desta vez, os cursos oferecidos envolvem as seguintes áreas:

Agente de Microcrédito;

Assistente Administrativo;

Assistente de Contabilidade;

Assistente de Despachante Aduaneiro;

Assistente de Faturamento;

Assistente de Recursos Humanos;

Assistente de Secretaria Escolar;

Higienista de Serviços de Saúde;

Operador de Supermercados;

Promotor de Vendas;

Vendedor.

No geral, poderão se inscrever os candidatos que tenham a partir de 16 anos, mas devem atender o critério mínimo de escolaridade, previsto no Edital Sectides/Pronatec. Os cursos são pagos pelo Governo Federal, de modo que os candidatos só precisam passar no processo seletivo para iniciar a formação.

Atualmente, os Cursos Técnicos possuem entre 800 e 1200 horas, mas depende da área de escolha. Sendo assim, a formação pode durar entre 12 meses e 3 anos de estudo. Os cursos na modalidade de Ensino à Distância são oferecidos por instituições parceiras que possuem convênio com o Pronatec.

Na maior parte dos casos, os cursos presenciais são realizados no Senai e Senac. Portanto, o estudante conta com o apoio de profissionais qualificados e equipamentos com tecnologia de ponta.

Dessa maneira, pode-se acessar os materiais por qualquer lugar, desde que atendam os requisitos do programa. Os cursos são oferecidos por meio de videoaulas gravadas, mas também contam com materiais de apoio como animações, textos, apostilas e slides.

Postar um comentário

0 Comentários