Concurso SEEDUC RJ: Secretaria confirma edital com 4 mil vagas para Professores!

Conforme os últimos dados divulgados, a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro acumula mais de 2 mil vagas. O deficit é de 2.016 professores, o que representa menos 35 mil aulas dadas por mês.

 Foi confirmado pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, que o novo concurso SEEDUC RJ terá edital ofertando 4.000 vagas para o cargo de Professor. 

Oferta de vagas no concurso SEEDUC RJ

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro confirmou a oferta de vagas no novo concurso SEEDUC RJ para o cargo de Professor, serão abertas 4.000 vagas, sendo 500 vagas de caráter imediato e mais 3.500 vagas para formação de cadastro reserva.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do órgão, o quadro de vagas com as regiões e disciplinas que serão contempladas se encontra em etapa final de elaboração.

“Serão ofertadas 500 vagas para início imediato e 3.500 vagas para cadastro reserva. O quadro de vagas (regiões e disciplinas atendidas) se encontra em fase final de elaboração e será divulgado por meio do Edital do concurso”, informou a Secretaria.

O edital do concurso SEEDUC RJ está previsto para ser publicado no começo de 2021. O prazo foi passado pelo secretário de Educação do Rio, Comte Bittencourt. Conforme relatos do secretário, o governo do Estado já autorizou a realização do certame para ingresso de professores.

A estimativa é que o concurso SEEDUC RJ seja aberto no início do ano que vem, para que as convocações ocorram no decorrer de 2021.

“O governador já liberou e terá concurso em 2021. Só para magistério. Vamos trabalhar nossa planta de carências de disciplinas e regiões. Vamos abrir no começo do ano para que, no meio, possamos receber esses professores”, salientou Comte Bittencourt.

Concurso SEEDUC RJ é esperado há dois anos

A seleção SEEDUC RJ é esperada desde 2018, quando foi autorizada pela Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz RJ). Na ocasião, a Fundação Ceperj chegou a ser escolhida como organizadora, porém, em abril do ano passado, a SEEDUC desistiu de realizar o concurso .

A Fundação CEPERJ informou que a secretaria cancelou o certame , pois preferiu contratar professores em esquema de hora extra.

A estimativa era que o certame ofertasse 1.720 vagas, para professores 16 horas. Desse quantitativo, seriam 370 vagas imediatas e 1.350 para cadastro de reserva.

Conforme os últimos dados divulgados, a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro acumula mais de 2 mil vagas. O deficit é de 2.016 professores, o que representa menos 35 mil aulas dadas por mês.

Na ocasião em que tais dados foram publicados, o então secretário Pedro Fernandes estimou que a maior vacância era para as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa.

“Mas, é claro que queremos reduzir o deficit em geral, mas estas matérias são prioridades, porque são justamente as que são referência na prova do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, explicou.


Postar um comentário

0 Comentários