A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu o processo seletivo para o Quadro de Cabos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QCBCon) 2026 no SEREP‑RJ, com oportunidades de nível fundamental em áreas administrativas, operacionais, técnicas e de apoio. As vagas abrangem unidades no Rio de Janeiro (RJ) e em Minas Gerais.
O soldo bruto inicial de um cabo da FAB é de R$ 2.626,59. No entanto, com os benefícios e adicionais, como o adicional militar, por exemplo, a remuneração pode chegar a R$ 3.866,50.
As oportunidades são para:
Arrumador — Camareiro em meios de hospedagem
Arrumador — Garçom
Auxiliar de Cozinha
Auxiliar de Farmácia
Barbeiro
Cozinheiro
Eletricista de Rede de Distribuição
Eletricista Instalador Predial
Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança
Mecânico de Motocicletas
Mecânico de motores a diesel
Motorista-bombeiro
Motorista de Transporte de Carga
Motorista de Transporte de Passageiros
Operador de Cavalo Mecânico/Hidráulico
Recepcionista
Recepcionista em Serviços de Saúde
Músicos (instrumentos e vozes)
Para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem ter nível fundamental completo. Fora isso, também é exigido que o candidato tenha entre 18 e 41 anos até a data de incorporação. Podem se candidatar brasileiros de ambos os sexos.
Inscrições
As inscrições, gratuitas, ocorrem de 9 a 18 de dezembro de 2025 pelo portal de convocações da FAB.
O quadro de Cabos da Reserva de 2ª Classe Convocados destina-se a suprir as necessidades de Cabos para o exercício de funções especializadas, de interesse do Comando da Aeronáutica (COMAER). Entre as etapas do processo seletivo, os candidatos serão avaliados por meio de exames de saúde, teste de aptidão física, análise de documentos e outras fases específicas de cada especialidade.
Links oficiais
O que é o QCBCon e o SEREP‑RJ?
- QCBCon: Quadro de Cabos da Reserva de 2ª Classe Convocados — profissionais voluntários, com formação e experiência civil, incorporados temporariamente como Cabos para atender necessidades da FAB.
- SEREP‑RJ: Serviço Regional de Pessoal da Aeronáutica no Rio de Janeiro, responsável pela seleção e gestão de pessoal temporário para unidades no RJ e em Minas

0 Comentários