O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) confirmou que um novo concurso público está prestes a sair. Isso porque o presidente do órgão, Desembargador Ricardo Couto, anunciou que a meta é nomear aproximadamente 1.200 aprovados até março de 2026. A informação foi divulgada em um vídeo institucional, no qual o magistrado detalhou que o tribunal visa ampliar seu quadro de pessoal e garantir melhorias na carreira dos servidores.
Segundo Couto, o certame está em fase final de preparação, com a contratação da banca organizadora em andamento. O desembargador disse ainda que o objetivo é estimular o Programa de Incentivo à Aposentadoria, garantindo a renovação de profissionais na instituição.
"Garanto a todos que até março do ano que vem, no máximo, vamos fazer a nomeação de cerca de 1.200 novos servidores. Essa é a meta. Com isso, vamos também abrir espaço para o programa de aposentadorias e trazer avanços importantes para a carreira", destacou.
Embora o edital ainda não tenha sido publicado, o TJ RJ já confirmou que a Fundação Getúlio Vargas (FGV) será responsável pela organização do concurso. A instituição está em processo de contratação formal, mas a escolha da banca sinaliza que os preparativos estão bastante avançados. A previsão oficial é de que o edital seja lançado ainda em 2025, com provas previstas para o início de 2026.
O novo concurso visa ofertar vagas para nível médio e superior para Técnicos e Analistas Judiciários em várias especialidades. A remuneração inicial varia de acordo com os cargos, sendo de R$ 5.685,54 até R$ 9.363,84.
Além disso, os(as) concursados(as) recebem diversos benefícios, sendo eles: auxílio alimentação/refeição, auxílio saúde, plano de saúde, auxílio creche, auxílio adoção, auxílio doença, auxílio locomoção e auxílio funeral.
Apostilas + Questões Resolvidas - Clique AQUI
Com a declaração do desembargador, a expectativa é de que a publicação ocorra em breve. Vale ressaltar que em março de 2025, o Desembargador havia assinado a autorização para a realização do concurso, visando a formação de cadastro reserva para os cargos efetivos de Analista Judiciário, com e sem especialidade, e de Técnico de Atividade Judiciária, sem especialidade.
De acordo com o regulamento publicado em abril, os candidatos serão avaliados em múltiplas fases. O certame contará, obrigatoriamente, com prova objetiva de conhecimentos técnicos, de caráter eliminatório e classificatório.
Além disso, o edital poderá prever prova discursiva e exame de títulos (este último exclusivo para nível superior).
As demais etapas incluem exame de saúde, além da verificação dos requisitos exigidos para a posse. Importante destacar que somente terão suas provas discursivas corrigidas aqueles que estiverem entre os melhores classificados na prova objetiva, conforme os critérios estabelecidos no edital.
Último Concurso
O último concurso TJ RJ teve seu edital publicado em 2020. Realizaram a abertura de 84 vagas imediatas, mais formação de cadastro de reserva. Em suma, o processo seletivo foi organizado em 3 (três) gerais. Primeiramente, foram aplicadas as provas objetivas para todos os cargos, em seguida, as provas discursivas (apenas para os cargos de Analista Judiciário) e, por fim, a avaliação de títulos para os cargos de Analista Judiciário.
Apostilas + Questões Resolvidas - Clique AQUI
De acordo com informações levantadas pela equipe do Gran em contato com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, foram convocados 427 candidatos(as) aprovados(as) no certame.
Fonte: https://www.acheconcursos.com.br/noticias/concurso-tj-rj-2025-cargos-salarios-83147
0 Comentários