Governo do Rio abre mais de 45 mil vagas para Educação de Jovens e Adultos; saiba mais

 

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil/Arquivo

A rede estadual, através da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ), está oferecendo mais de 45 mil vagas para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 21 de julho. Para se matricular, os candidatos deverão ter ao menos 15 anos para o Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e 18 anos para o Ensino Médio.

A EJA é uma modalidade oferecida pela Seeduc para jovens, adultos e idosos que interromperam os estudos ou não tiveram acesso à escola. A diferença para o ensino tradicional está na estrutura, adaptada à realidade desses alunos, com maior flexibilidade de tempo e currículo voltado para o perfil do estudante. 

A modalidade tem duração de dois anos, divididos em quatro módulos, cada um correspondendo a um semestre. Dessa forma, o estudante consegue alcançar o diploma em tempo menor do que o exigido no ensino convencional. No fim, os alunos recebem certificado de conclusão do Ensino Fundamental e/ou Médio.

Com o perfil de oferecer um currículo adaptado às necessidades atuais, desenvolvendo habilidades práticas e competências socioemocionais, a EJA contribui para o acesso ao mercado de trabalho e a continuidade dos estudos em níveis superiores. Além disso, promove a inclusão social e amplia as oportunidades profissionais dos estudantes.

Pensado para ser uma modalidade oferecida pela Seeduc para jovens, adultos e idosos que interromperam os estudos ou não tiveram acesso à escola, A EJA se destaca por uma única diferença para o ensino tradicional: a estrutura. Adaptada à realidade desses alunos, o curso possui maior flexibilidade de tempo e currículo voltado para o perfil do estudante. A modalidade tem duração de dois anos, divididos em quatro módulos, cada um correspondendo a um semestre e ganhando no fim o certificado de conclusão do Ensino Fundamental e/ou Médio.


Inscrições

As inscrições são feitas pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br e para se matricular, os candidatos deverão ter ao menos 15 anos de idade para o Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e 18 anos para o Ensino Médio. 

Para Roberta Barreto, secretária de Estado de Educação, a escola é um portal de transformação e a EJA representa uma oportunidade de mudança de vida. “A EJA proporciona uma formação integral: intelectual, física, emocional, social e cultural. Um trabalhador qualificado está mais preparado para desenvolver projetos, melhorar a qualidade de vida, fortalecer a economia e conquistar melhores condições no mercado de trabalho”, destaca a secretária.

É o caso de Mônica da Silva Figueiredo, de 45 anos, que encontrou inspiração na filha Monique para realizar o sonho de voltar a estudar. Mãe de três meninas, ela se matriculou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos na mesma escola onde a filha concluiu o Ensino Médio, e em 2022, Mônica se formou e, atualmente, faz o curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). “Sempre ouvi falar da EJA. Todos falavam muito bem do colégio e do curso. Sou grata por cada passo dessa trajetória que me trouxe até aqui”, comenta a universitária.



Postar um comentário

0 Comentários