As mulheres chinesas que buscam apoio em grupos online para conseguirem economizar

 


Durante a pandemia, Xiao Zhuo e seu marido tiveram que aceitar um corte de 50% em seus salários. Foi um grande golpe para a família, que também teve que cuidar da mãe de Xiao, diagnosticada com câncer há cinco anos.

Virou moda entre os jovens chineses procurar e encontrar na internet com da zi, que significa "parceiros", com interesses semelhantes. Mas em vez de procurar pessoas que quisessem viajar ou fazer exercícios juntos, Xiao Zhuo procurou alguém que quisesse economizar dinheiro junto.

Xiao Zhuo estava longe de ser a única. A hashtag “economizando da zi” surgiu pela primeira vez no Xiaohongshu, a versão chinesa do Instagram, em fevereiro de 2023 e atraiu 1,7 milhão de visualizações desde então, segundo a empresa de análise de dados Newsrank.

A maioria das pessoas nesses grupos são mulheres, com idades entre 20 e 40 anos, muitas delas mães.

Algumas dizem que querem economizar para a educação dos filhos, que está ficando mais cara; algumas dizem que preferem guardar dinheiro porque poucos investimentos – como ações ou propriedades – são lucrativos.

No entanto, muitas dizem que precisam se preparar para uma potencial perda de emprego ou corte salarial, uma vez que a economia encontra-se em dificuldades.

A China já tem uma das taxas de poupança familiar mais elevadas do mundo, e o recente aumento revela uma “baixa confiança na economia futura”, diz Lu Xi, professor de políticas públicas na Universidade Nacional de Singapura.

Xiao Zhuo sente-se sortuda por trabalhar no setor da energia limpa, uma indústria em expansão que supostamente contribuiu com 40% para o crescimento econômico do país no ano passado.

No entanto, ela sente-se compelida a “preparar-se para o perigo”, ao ver muitos familiares e amigos perderem seus empregos – incluindo os que trabalham no serviço público, como em hospitais e escolas.

Em fevereiro, Xiao Zhuo juntou-se a vários grupos de poupança. Todos os dias os integrantes têm que registrar seu orçamento e consumo. Eles também ajudam a impedir uns aos outros de fazer compras por impulso.

Uma integrante do grupo ficou tentada a comprar uma bolsa luxuosa que custava 5.000 yuans. Depois de conversar com outras mulheres, ela comprou uma sacola de segunda mão que custou menos de 1.000 yuans.Xiao Zhuo define uma meta de economia diária na planilha em forma de coração

Xiao Zhuo também aprendeu alguns truques para economizar dinheiro. Ela conheceu, por exemplo, um aplicativo de celular que possui uma planilha em forma de coração, com 365 células indicando uma meta de poupança diária que varia de 1 a 183 yuans. Depois de um ano, ela terá economizado quase 34 mil yuans (cerca de R$ 24 mil).

Ela fica surpresa com o fato de tantas outras pessoas também quererem economizar e sente que tem uma relação de parceria com os amigos poupadores.

"Seria difícil para mim persistir sozinha."

Xiao Zhuo tornou-se amiga de uma de suas da zi, uma professora grávida de seu primeiro filho. E depois de atingir a meta de poupança mensal, Xiao Zhuo encomendou rosas online para serem entregues a 2.000 km de distância, em Gansu.

Os impulsos de compras de Xiao Zhuo diminuíram. Anteriormente, ela colocava tudo o que gostava no carrinho do supermercado. Agora, faz uma lista de compras e se atém a ela.

Um mês depois de conseguir parceiros de poupança, ela reduziu suas despesas em 40%. E está otimista de que conseguirá economizar 100 mil yuans (R$ 70 mil) em um ano – um aumento considerável em relação à meta atual.

Outras mulheres também dizem que ter da zi as ajudou a economizar. Uma delas conta que agora cozinha sozinha e reduziu compras desnecessárias; outra diz que economizou mais mantendo-se ocupada no trabalho e irá procurar novos hobbies que não custem muito.

Postar um comentário

0 Comentários