Foi aprovado o projeto de lei que acrescenta 8,6 mil cargos efetivos ao Ministério da Educação. A matéria segue agora para a sanção presidencial. As vagas da Educação são destinadas ao magistério superior e aos cargos de técnico-administrativo em educação. O objetivo é elevar o quantitativo total em universidades e institutos federais, chegando a 29.804.
A Agência Senado informou que o Congresso Nacional aprovou o PLN 31/2025, que cria 8,6 mil novos cargos no Ministério da Educação (MEC). As vagas são para professores de ensino superior e para técnicos administrativos.
A medida pode ajudar a abrir espaço para futuros concursos do MEC, já que amplia o número de cargos disponíveis no órgão.
O projeto também reúne mudanças de outros textos já discutidos no Congresso e faz ajustes no Orçamento de 2025. Entre eles, estão recursos para preencher cerca de 2 mil cargos das forças de segurança do Distrito Federal e a autorização de reajustes salariais entre 19,60% e 28,40%, que devem ser aplicados entre 2025 e 2026. O governo deve editar uma Medida Provisória nos próximos dias para garantir esses aumentos.
Concurso MEC: remuneração
Entenda a remuneração inicial:
Cargos Remuneração Referência
Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS) inicial de R$ 8.336,82 edital 2024
Técnico em Assuntos Educacionais inicial de R$ 6.255,90 edital 2023
O cargo de Técnico em Assuntos Educacionais faz parte da carreira de técnico administrativo em educação. Esta área também está presente nas Universidades e Institutos Federais de Educação.
Último Concurso
Em março deste ano foi publicada a homologação do resultado final do concurso que ofereceu vagas para atuação no Ministério da Educação (MEC). Esse certame fez parte do CNU, que foi o último edital com oportunidades para o órgão. Com a homologação, o certame segue válido até março de 2026, período em que podem ocorrer nomeações previstas no edital ou convocações adicionais.
No CNU, o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS) contou com 70 vagas e remuneração inicial de 8 mil reais. Essa carreira apareceu em três blocos temáticos do concurso: Tecnologia, Dados e Informação; Trabalho e Saúde do Servidor; e Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

0 Comentários