Concursos TRT: 2.300 vagas com oportunidade para Técnico e Analista!


O Conselho Superior da Justiça do Trabalho definiu a distribuição das vagas dos concursos dos Tribunais Regionais do Trabalho.


O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) definiu a distribuição dos cargos e vagas dos concursos TRT. Serão 2,3 mil vagas para as carreiras de Analista e Técnico; veja detalhes!

Concursos TRT: confira a distribuição das vagas ofertadas

Portanto, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho definiu a distribuição das vagas dos concursos dos Tribunais Regionais do Trabalho.

Assim, serão 2,3 mil cargos previstos pela Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 (Lei 14.535/2023) para a Justiça Trabalhista.

Desses, 300 estão destinados para a magistratura, 998 são para analistas, 876 para técnicos e 126 para reserva estratégica e para o Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Posteriormente, confira como ficou a distribuição dos cargos de analistas e técnicos em cada TRT:



Vale destacar que nessa distribuição, fica a critério do TRT definir as áreas (administrativa, judiciária ou apoio especializado) e as especialidades (contabilidade, arquitetura, medicina, entre outros) dos cargos a serem providos.

Concursos TRT: quais os critérios usados para a divisão das vagas?

De acordo com o CSJT, a distribuição obedeceu critérios objetivos de um estudo realizado após a publicação da LOA 2023.

Foram levados em consideração cálculos estatísticos relacionados ao quadro de pessoal da Justiça do Trabalho, obedecendo aos seguintes fundamentos:

O número de cargos vagos divulgados por cada TRT nas respectivas páginas da Transparência em 31 de dezembro de 2022; 

 Resolução CNJ 219/2016  , do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a distribuição de servidores (as), de cargos em comissão e de funções de confiança nos órgãos do Poder Judiciário de primeiro e segundo grau, em especial os indicadores de Casos Novos por Servidor (a) da área judiciária e o Índice de Produtividade por Servidor (a)  da área judiciária; e

Resolução CSJT 296/2021 , que dispõe sobre a padronização da estrutura organizacional e de pessoal e sobre a distribuição da força de trabalho nos órgãos da Justiça Trabalhista de primeiro e segundo graus, especialmente que diz respeito à necessária força de trabalho mínima para cada Corte.

Além disso, reservou-se um quantitativo de cargos para provimento no TST e para atender a situações pontuais.

Proporcionalidade

Segundo o secretário-geral do CSJT, o juiz Bráulio Gusmão, a distribuição buscou ser a mais objetiva e proporcional possível.

Além disso, ele afirma que ela ressaltou a inclusão, entre os parâmetros para a distribuição, do critério da força de trabalho mínima de cada TRT, baseada nos preceitos da Resolução CSJT 296/2021 .

A autorização para provimento de cargos em 2023 representa pouco menos de 50% da demanda existente, dado que, em 31 de dezembro, a Justiça do Trabalho contabilizava 4.039 postos vagos.

No entanto, o secretário-geral do CSJT destaca um aumento representativo na possibilidade da instituição prover cargos no atual exercício.

“Houve aumento expressivo no quantitativo de provimento de cargos para 2023, se comparado aos anos anteriores. Por exemplo, em 2022 foram autorizados 450 cargos e, em 2021, 742 vagas foram providas”, disse.

PREPARAÇÃO

Não espere o edital ser publicado para começar a estudar, porque o tempo entre a publicação do edital e a prova é muito curto (em torno de dois meses).

Veja as apostilas para começar os estudos AQUI

Postar um comentário

0 Comentários