Grande Concurso inédito dos Correios para todo o Brasil em 2023




Você sabia que o concurso Correios pode virar uma realidade nesse ano de 2023? Então, acompanhe agora mais informações a respeito e comece a se preparar para este processo seletivo que os concurseiros aguardam há muitos anos.

Nesse ano de 2023, o concurso Correios pode virar realidade. Por isso, começar a preparação é indispensável para aqueles que desejam se integrar nessa empresa.

Ainda não há uma previsão sobre a abertura do concurso Correios, porém, a expectativa é enorme. Principalmente, pelo fato do último concurso ter acontecido em 2013, isto é, há 10 anos.

Nesse último concurso, cerca de 3 mil vagas foram disponibilizadas para pessoas com o Ensino Médio completo. Além disso, os salários eram atrativos, as renumerações iniciais iam de R$ 1.800,00 a R$ 4.600,00.

Por isso, se for de seu interesse realizar o concurso Correios, é importante que você comece a preparação desde já. Pois, pode virar realidade.

A seguir, acompanhe abaixo mais informações a respeito do concurso Correios. Por exemplo, do que cai na prova e como você pode se preparar para realizar a primeira e segunda etapa.

Concurso Correios

De acordo com informações, sindicalistas anunciaram que há tratativas para composição do novo quadro de servidores, levando em conta, a necessidade de aumentar a mão de obra.

Atualmente, espera-se orientações vindas do Ministério do Planejamento que está sob o comando da ministra Simone Tebet e tem como função planejar a administração governamental, assim como os custos e a viabilidade orçamentária de projetos. 

Após a aprovação, a ministra Esther Dweck irá avançar com os preparativos, já que ocupa o cargo de ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Sendo assim, após os trâmites citados acima, os nomes para compor a comissão organizadora e a banca serão escolhidos. Por sua vez, a empresa vai receber as inscrições e viabilizar as etapas da seleção.

O que mais cai na prova do concurso correios?

As disciplinas aplicadas na prova do concurso Correios são: Língua Portuguesa, Inglês, Informática e Administração Pública. Então, se for iniciar a rotina de estudos, comece por elas para fazer uma boa prova.

No último concurso público, as disciplinas ditas acima, possuíram o mesmo peso de pontuação na prova. Vale lembrar que as provas foram de múltipla escolha.


Apesar de não ser uma matéria fixa, a Matemática também pode estar presente nas provas dos concursos do Correios. Assim, saiba que para iniciar a sua rotina de estudos, alguns temas da disciplina são: máximo divisor comum, mínimo, múltiplo, comum e divisão, razão, proporção direta inversa e composta, regra de 3 e juros.

Em matemática, também pode aparecer matérias como geometria e sobre figuras planas, volume de paralelepípedo e cubos. Por isso, é importante estudar a matemática básica do ensino médio para que você relembre todos esses assuntos.

Quanto a prova de português do concurso Correios, é importante que você estude sobre interpretação de texto. Também, reveja o conteúdo sobre pronomes, tempos e modos verbais, conjunções, concordância verbal e nominal, crase, entre outros.

Já sobre informática, de acordo com o edital do último concurso, as perguntas rondavam sobre temas como internet e navegador. Esse ano, caso seja uma realidade, o concurso Correios pode ter o acréscimo de novos temas como o pacote Office.

Como começar a preparação para fazer a prova do concurso correios?

Para que você comece a preparação para qualquer concurso, principalmente para o concurso Correios, você precisa ter um planejamento geral do que você estudará. Além disso, não esqueça de planejar em quanto tempo, você pretende atingir as suas metas.

Afinal, se o certame virar realidade, a ansiedade e expectativa ficam ainda maiores diante dessa situação. Ou seja, ter o preparo é extremamente importante. Além disso, manter a calma pode ser essencial para que você consiga manter-se fiel aos seus objetivos.

Para que você consiga se preparar para a prova, manter a constância dos estudos é extremamente importante. Assim, você conseguirá ter mais clareza durante a prova e pode ter mais chances de passar.

E, por incrível que pareça, apesar de ser um concurso simples, ele é um dos mais disputados pelos concurseiro que têm pelo menos o Ensino Médio completo. Quanto maior a concorrência, mais difícil fica para garantir a vaga. Desse modo, é fundamental observar o edital e saber quais são as disciplinas que podem ser aplicadas.

Como dito anteriormente, as matérias que caem na prova do concurso Correios são: Língua Portuguesa, Informática, Inglês e Administração Pública. Para que você consiga passar, você deverá ter conhecimento dessas matérias e saber usar o peso delas a seu favor.

Já para os candidatos a carteiro e operador de triagem, é necessário se preparar também para o teste físico. Então, caso obtenha a aprovação na primeira etapa do concurso, que é a prova objetiva, é importante ter bom preparo para o teste físico na segunda etapa.

Tudo o que você precisa fazer é a barra fixa, o teste de corrida de 12 minutos e teste de força muscular. Por isso, crie confiança e vá se preparando logo enquanto você está estudando para prova objetiva.

Como estudar para o processo seletivo dos Correios

Uma outra dica, também muito válida, é você fazer as provas antigas, em vista de que os últimos concursos ocorreram em 2011 e 2013. Apesar disso, os assuntos podem se tornar bem atuais e atemporais na medida do possível.

Não espere o edital ser publicado para começar a estudar, porque o tempo entre a publicação do edital e a prova é muito curto (em torno de dois meses).

Veja as apostilas para começar os estudos AQUI

Caso você consiga se garantir, você pode esperar a abertura do edital do concurso Correios para começar a estudar os assuntos listados.

Postar um comentário

0 Comentários