CONCURSO CORREIOS 2023: EDITAL, INSCRIÇÕES, VAGAS E SALÁRIOS

Assim como um possível concurso Correios 2023, outras estatais podem realizar mais processos seletivos e ofertarem suas vagas.


Os Correios contam com um dos maiores concursos públicos, somente em 2011 quando foi seu último processo seletivo realizado, registrou cerca de mais de 1 milhão de inscritos.

A empresa é voltada 100% a administração pública, no que corresponde a quase todo o seu quadro de funcionários inseridos na instituição mediante concurso público. Conta com um processo seletivo muito concorrido e oferece ótimos salários e benefícios.

SOBRE OS CORREIOS

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), ou simplesmente pode ser chamado de correios, é uma empresa no âmbito federal que tem suas atribuições voltadas para a execução do sistema de envio e entrega de correspondência no Brasil.

A empresa teve sua criação ainda no período colonial, mais precisamente no ano de 1663 quando a instituição foi criada com o nome de Correio-Mor no Rio de Janeiro.

Desde então a empresa cresceu muito no território nacional e atualmente está a disposição de 99,4% da população com agências dos correios  e em quase todos os países, no que atua somente para recebimento.

Nos dias de hoje, os Correios prestam diversos serviços por meio de grandes operações logísticas, no que condiz a entrega de unas eletrônicas durante o período eleitoral, livros didáticos para as escolas de todo o território nacional e a coleta das provas do Exame Nacional do Ensino médio (ENEM).

CONCURSO CORREIOS 2023

O último concurso realizado pela instituição foi no ano de 2011, no qual reuniu cerca de mais de 1 milhão de inscritos e desde então, não se falou mais em concurso na empresa. Grande parte da ausência de um novo concurso se da pelo seu período de crise e pela iniciativa de privatização dos Correios.

Durante o período de 2011 a 2016, a empresa registrou um grande aumento de despesas correntes, menor atividade econômica, déficit tarifária e muitos outros fatores que colaboraram com a ruina da instituição neste período. Uma avaliação realizada pela Controladoria Geral da União sobre esse momento da estatal apontou uma série de riscos para a continuidade dos correios além de prejuízos que cresciam cada vez mais.

Concurso Correios 2023 é muito aguardado em todo o Brasil.

A Controladoria Geral da União ainda relata que se não fossem tomadas algumas ações para evitar a ruína da empresa, os correios se tornariam cada vez mais dependente de recursos da união, no que a transformaria em uma empresa dependente.

Acerca de tudo isso, a empresa sofreu até um processo de privatização, que, inclusive, chegou a ser votado e aprovado pela Câmara. No entanto, o processo de privatização seguiu parado e novo governo garante que não seguirá com a privatização da estatal.

No dia 2 de janeiro de 2023, O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do diário oficial da união, publicou um despacho no que tange a implicação do projeto de privatização dos Correios e outras estatais.

Com os processos de revogação das privatizações, o ano de 2023 pode muito propício para os concurseiros. Assim como um possível concurso Correios 2023, outras estatais podem realizar mais processos seletivos e ofertarem suas vagas.

EDITAL CONCURSO, CORREIOS 2023.

Com a recente crise e início de um processo de privatização dos Correios, um novo concurso se tornava inviável, porém, com os atos de revogação da privatização e o constante crescimento econômico dos correios nos últimos 3 anos. É provável que a estatal seja contemplada com um novo concurso Correios 2023 e oferte muitas vagas.

Pelo fato recente descrito acima, não há nenhum concurso em vista e consequentemente nenhum edital disponível. Fique tranquilo, no momento em que for anunciado um novo concurso para a estatal e liberarem um edital, vamos atualizar a matéria e cobrir todas as informações que o edital reserva para o novo processo seletivo.

Para quem é iniciante no estilo de vida “concurseiro”, o edital nada mais é que a regulamentação de todo o concurso em um documento só em questão. Nele estão contidas todas as informações relacionadas aos cargos ofertados, etapas da prova, meios de eliminação e aprovação do candidato, além de informações de datas e remunerações.

ÚLTIMO CONCURSO DOS CORREIOS

O último concurso dos correios foi realizado no ano de 2011 e ofertou vagas que condiziam ao nível médio e superior. O processo seletivo disponibilizou cerca de 9.000 vagas

As vagas se condiziam as funções de Analista de Correios, Analista de Saúde, Enfermeiro do trabalho e outras funções variadas dentro da empresa.

O concurso foi tão grande que reuniu cerca de um pouco mais que 1 milhão de inscritos.

FASES DO CONCURSO

O concurso era composto somente por uma etapa de provas objetivas na qual condizia por conter caráter eliminatório e classificatório.

Confira abaixo como era a estrutura da prova. Acompanhe!

Nível Superior

PROVA/TIPO ÁREA DE CONHECIMENTO NÚMERO DE ITENS

Objetiva Conhecimentos básicos 50 Questões

Objetiva Conhecimentos específicos 70 Questões


Nível Médio

PROVA/TIPO ÁREA DE CONHECIMENTO NÚMERO DE ITENS

Objetiva Conhecimentos básicos 50 Questões

Objetiva Conhecimentos específicos 70 Questões

A prova objetiva tinha um tempo hábil de 3 horas e 30 minutos para realizar a resolução das questões.

Eram dotadas de caráter eliminatório e classificatório e equivaliam a um total de 120 pontos. Suas questões eram constituídas por dois itens de respostas, C para quando o candidato julgasse a questão como CORRETA e, a letra E para quando estivesse ERRADA.

Cada questão correta era equivalente a 1 ponto no total.

CRITÉRIOS QUE LEVAVAM A ELIMINAÇÃO DO CANDIDATO

Era reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrava em pelo menos um dos itens a seguir:

Obter nota inferior a 10 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos;

Obter nota inferior a 21 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos;

Obter nota inferior a 36 pontos no conjunto das provas objetivas.

CRITÉRIOS PARA DESEMPATE

Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o(a) candidato(a) que, na seguinte ordem:


Tiver idade igual ou superior a 60 anos, até o último dia de inscrição neste concurso, conforme redação do artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso;

Obter a maior nota na prova objetiva de Conhecimentos Específicos;

Obter o maior número de acertos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos;

Obter a maior nota na prova objetiva de Conhecimentos Básicos;

Obter o maior número de acertos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos. Persistindo o empate, terá preferência o candidato mais idoso;

DISCIPLINAS QUE CAÍRAM NO CONCURSO

Língua Portuguesa;

Informática;

Língua Inglesa;

Administração Pública.

PREPARAÇÃO

Não espere o edital ser publicado para começar a estudar, porque o tempo entre a publicação do edital e a prova é muito curto (em torno de dois meses).

Veja as apostilas para começar os estudos AQUI


PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O CONCURSO CORREIOS 2023

O EDITAL PARA O CONCURSO CORREIOS 2023 ESTÁ DISPONÍVEL?

Até o momento de publicação deste artigo ainda não há uma certeza para um concurso da instituição para este ano, assim que for confirmado, vamos disponibilizar o edital e todas as suas informações.

QUANDO FOI O ÚLTIMO CONCURSO DOS CORREIOS?

O último concurso dos Correios foi realizado no ano de 2011 e ofertou mais de 9 mil vagas!

POR QUE NÃO SAIU MAIS CONCURSOS DO CORREIOS?

Pela grande crise que a instituição sofreu nos anos seguintes do último concurso e pelo processo de privatização nos últimos anos, a expectativa é que agora com o fim dos atos de privatização e a constante evolução econômica da empresa, retorne a ter concursos.

Postar um comentário

0 Comentários