Pai passa mal após esperar 2 horas em fila para matricular criança na escola e morre em SC

Por nota, a Prefeitura de Itajaí e a Secretaria Municipal de Educação lamentaram a morte.


Um pai de 35 anos morreu após passar mal em uma fila para matricular uma criança em uma escola municipal de Itajaí, no Litoral Norte catarinense. O homem teve um mal súbito após passar cerca de duas horas esperando, conforme a Secretaria Municipal de Educação.

A matrícula para os alunos que estão indo da pré-escola para o primeiro ano começou nesta quinta-feira (17) às 7h30 e é feita na secretaria de cada escola municipal. Em pelo menos duas unidades, os pais foram para a fila na quarta (16) à tarde, incluindo naquela em que houve a fatalidade.

O homem, Lourival Gonçalves da Cruz, queria matricular a criança na Escola Básica Thereza Bezerra de Athayde, no Bairro Espinheiros. Conforme a direção da unidade, o pai entrou na fila por volta das 15h20 de quarta e passou mal em torno de 17h30 do mesmo dia.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado para prestar os primeiros socorros e encaminhou o homem à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Cordeiros. Porém, ele não resistiu e morreu.

Por nota, a Prefeitura de Itajaí e a Secretaria Municipal de Educação lamentaram a morte.

O velório de Lourival ocorre na tarde desta quinta na Rua Oswaldo leal, 58, Portal 2, no Bairro Espinheiros, em Itajaí, segundo a funerária. O enterro está previsto para às 10h desta sexta no Cemitério Vaticano, na mesma cidade.

Matrículas

A Secretaria Municipal de Educação reforçou que as matrículas para o primeiro ano da Rede Municipal de Ensino serão realizadas nesta quinta (17) e sexta (18).

Em nota, a pasta afirmou que "em nenhum momento, os pais foram orientados a ficarem em filas a fim de garantir uma vaga, uma vez que todas as crianças terão acesso a alguma unidade escolar. A Escola Básica Thereza Bezerra de Athayde, por exemplo, oferecerá 120 vagas para o primeiro ano".

A secretaria disse que a fila surge quando os pais querem garantir vaga em uma escola específica, geralmente porque fica mais perto da casa da família.

Para fazer a matrícula, é preciso levar atestado de frequência e declaração vacinal, que precisa ser retirada no posto de saúde. A criança precisa estar em dia com as vacinas para fazer a matrícula.

De 29 de novembro a 9 de dezembro, ocorrerão as matrículas para alunos novos nas unidades de Educação Infantil e de Ensino Fundamental (ensino regular e Educação de Jovens e Adultos) e nos Centros de Educação em Tempo Integral (Cedins) do município.

Postar um comentário

0 Comentários