Google vai distribuir 500 mil bolsas de estudos para cursos em tecnologia; veja como se candidatar

Veja os quatro cursos disponíveis e as atuações dos profissionais de cada área, segundo o Google:


O Google anunciou em junho que distribuirá 500 mil bolsas de estudo de cursos com o objetivo de formar profissionais em áreas com alta demanda no mercado de trabalho.

Na primeira etapa, a empresa oferecerá 30 mil bolsas e as inscrições devem ser feitas até 13 de julho. Desse montante, 2 mil serão destinadas para pessoas transexuais. Segundo o Google, o objetivo é incentivar a inclusão social e no mercado de trabalho.

Os interessados podem se candidatar às bolsas no site do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), parceiro do Google na iniciativa, disponível neste link.

Há quatro cursos disponíveis, que têm cerca de 200 horas de aulas cada um e podem ser feitos pela internet no ritmo de cada aluno. O CIEE recomenda reservar cerca de 1h30 por dia para concluir o curso nos seis meses em que ele ficará disponível.

Quais são os cursos oferecidos?

Veja os quatro cursos disponíveis e as atuações dos profissionais de cada área, segundo o Google:

Suporte de TI: pessoas dessa área solucionam problemas para que computadores e redes funcionem corretamente;

Análise de dados: usada pelos que coletam, transformam e organizam dados para ajudar a tomar decisões de negócios informadas;

Gerenciamento de projetos: para garantir que projetos dentro de uma organização sejam gerenciados e concluídos com um valor máximo;

Design UX: profissionais que tornam produtos digitais e físicos mais fáceis e agradáveis de usar.

O primeiro estava disponível desde 2019 e os demais foram liberados pelo Google no Brasil em maio deste ano.

Todos estão disponíveis na plataforma de ensino Coursera. Os cursos podem ser feitos por qualquer pessoa que pagar a assinatura na plataforma, mas serão gratuitos para quem receber as bolsas de estudo. A previsão é de que eles sejam liberados aos bolsistas a partir de agosto.

Quem pode se candidatar?

Segundo o CIEE, que selecionará e acompanhará os alunos, é preciso cumprir alguns requisitos para ser considerado para a bolsa:

Ter a partir de 18 anos;

Ser estudante ou formado no ensino médio ou curso técnico, ou estar cursando ensino superior;

Ter interesse em aprender e/ou trabalhar com tecnologia;

Ter um dispositivo com acesso à internet;

Ter conta de e-mail para se inscrever no processo seletivo, fazer o cadastro na plataforma, fazer a matrícula no curso e receber as comunicações;

Não ser colaborador ou estagiário do CIEE, Google ou Coursera.

A entidade afirma que não é preciso ter experiência ou conhecimento prévio no conteúdo dos cursos e que dará prioridade a pessoas negras, LGBTQIA+, mulheres e a população de baixa renda.

Das 30 mil bolsas oferecidas nesta etapa, 2 mil serão destinadas para pessoas transexuais. Segundo o Google, o objetivo é incentivar a inclusão social e no mercado de trabalho.

Um levantamento da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) aponta que apenas 0,02% desse grupo está na universidade, enquanto 72% não possuem ensino médio e 56%, ensino fundamental.

O processo de inscrição e seleção será feito pelo  CIEE One, uma plataforma que reúne testes para os interessados entenderem se o seu perfil combina com o perfil do curso.

Se houver um "match", basta se candidatar no curso e aguardar uma resposta sobre a liberação ou não da bolsa. A plataforma também é usada em outros processos seletivos organizados pelo CIEE.

Os selecionados para as bolsas do Google poderão realizar o curso em até seis meses, período em que terão uma monitoria exclusiva que os ajudará no andamento das aulas. Após a conclusão, os alunos receberão um certificado emitido pela Coursera.



Postar um comentário

0 Comentários