Como abrir uma franquia com pouco dinheiro

Temos certeza que, com as informações e dicas aqui passadas, será muito mais tranquilo e simples iniciar sua jornada neste tipo de negócio. Boa sorte!

Um grande equívoco cometido por pequenos empreendedores, é pensar que sempre é necessário muita grana para alterar seu modelo de negócio. No entanto, o setor de franchising permite que qualquer pessoa possa abrir uma franquia com pouco dinheiro. 

As marcas, em geral, oferecem opções de investimento com valores variados, normalmente proporcionais a sua necessidade estrutural. Sendo assim, vê-se que é o arranjo físico que acaba encarecendo a abertura de uma unidade, claro que associado à reputação da empresa no mercado. Assim, hoje daremos dicas para abrir uma franquia com pouco dinheiro e informações importantes para garantir seu sucesso como empreendedor.

Confira como abrir uma franquia com pouco dinheiro

Com base no que dissemos logo no início deste post, já se pode imaginar como o Home Based e o Home Office representam as alternativas ideais para os pequenos empreendedores investirem o seu capital. Isso porque, esses modelos podem ser exercidos dentro de casa e, via de regra, apenas usando um computador com acesso à internet.

Ainda, a categoria de quiosque também permite o investidor abrir uma franquia com baixo investimento, pois a sua conformação é mais simples e compacta. Além disso, algumas empresas trabalham somente com valores abaixo de R$ 80 mil, adentrando em uma classificação específica do sistema de franchising.

Planejamento financeiro

O primeiro passo para empreender em qualquer tipo de negócio, é contar com uma organização minuciosa do próprio capital. Afinal, todos que implementam uma unidade também se tornam gestores financeiros.

Sendo assim, é preciso criar tabelas de custos e gastos e coordenar o direcionamento dos valores para cada um dos âmbitos organizacionais e de manutenção. Além do mais, é interessante separar um montante de reserva para possíveis imprevistos futuros, pois somente com essa prática será possível abrir uma franquia com pouco dinheiro tendo um mínimo de segurança.

Estudo da marca

O segundo passo é decidir qual setor é o mais adequado para exercer as próprias habilidades. A partir disso, pesquise qual marca se encaixa mais com a atual realidade financeira, já que cada uma delas terá especificidades e regras distintas.

Dentre tudo isso, é preciso ter atenção, principalmente, ao tipo de suporte que é oferecido ao investidor. Seja ele em forma de treinamento de equipe ou de assessoramento jurídico, pois todos serão determinantes para o sucesso da unidade.

Verificação das tarifas

A próxima ação para conseguir abrir uma franquia com pouco dinheiro, é verificar as taxas que permeiam a implantação do negócio, visto que elas podem variar dependendo da marca e da localidade escolhida.

Dessa maneira, é importante pesar o que mais compensa para si, uma vez que não irá adiantar aplicar um valor irrisório no investimento inicial e as tarifas cobradas serem muito altas. Não obstante, é necessário avaliar quais encargos não obrigatórios estão incluídos, pois isso pode ser considerado uma desvantagem frente a outras opções.

Busca por financiamentos

Nesse cenário, caso seja concluído que a melhor alternativa ainda vai deixar o âmbito financeiro bem apertado, é útil buscar um financiamento. Como o setor de franchising tem seguridade de retorno e, via de regra, possui uma boa rentabilidade, será fácil pagar o valor emprestado depois.

Devido a isso, existem muitas instituições financeiras que oferecem crédito para os empreendedores que desejam abrir uma franquia com pouco dinheiro. Geralmente os juros são pequenos e podem ser adaptados em cada contrato.

No entanto, é importante que se tenha um cuidado a mais na gestão do negócio e que a organização financeira descrita inicialmente seja ainda mais detalhada. Juntamente, deve ser realizada uma contenção dos gastos complementares até a quitação completa do aporte bancário.

Aquisição de um sócio

Um modelo simples, mas pouco conhecido é a franquia em sociedade. Funciona da mesma maneira que o franchising individual, replicando as estratégias da marca escolhida e recebendo o mesmo lucro de uma unidade qualquer.

A grande vantagem aqui, é a repartição dos custos de investimento e de manutenção da estrutura do lugar. Na maior parte dos casos, é estabelecida uma porcentagem para cada um dos sócios e as funções são repartidas de acordo com as suas habilidades e seus poderes aquisitivos. 

Por fim, abrir uma franquia com pouco dinheiro se torna mais alcançável, já que os valores pré-estabelecidos são ajustados conforme a realidade de cada integrante. Ainda, não é preciso que seja apenas mais um empreendedor, sendo possível escolher uma marca mais cara para dividi-la em mais partes e, logo, com mais pessoas. 

Temos certeza que, com as informações e dicas aqui passadas, será muito mais tranquilo e simples iniciar sua jornada neste tipo de negócio. Boa sorte!

Postar um comentário

0 Comentários