Capes lança edital com seleção para 131 mil vagas; oportunidades são para todo o Brasil

Outras 220 especializações estão presentes nas propostas, entre as quais encontram-se: Gestão Escolar, Informática, Métodos e Técnicas de Ensino e Saúde na Educação.




 A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tornou público, através do Diário Oficial da União, o Edital contendo mais de 130.000 vagas aos estudantes matriculados em cursos de graduação e especialização, voltadas, principalmente, para a formação de professores da educação básica através do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O projeto foi apresentado por Universidades e Institutos da rede pública de ensino de 26 estados, além do Distrito Federal. Ao todo são 369 cursos de licenciatura, tais como: Pedagogia, Letras, Matemática e Educação Física. Outras 220 especializações estão presentes nas propostas, entre as quais encontram-se: Gestão Escolar, Informática, Métodos e Técnicas de Ensino e Saúde na Educação.


Mediante a divulgação do Edital nº 09/2022, as Instituições de Ensino Superior com os cursos aprovados estão liberadas a iniciarem seus processos seletivos para captação de alunos, conforme seu regimento habitual. Além disso, de acordo com a Capes, não há um regra geral referente às inscrições para os cursos ofertados. Ou seja, as inscrições estarão de acordo com o calendário letivo de cada instituição. Saiba mais sobre.

Veja o Edital e confira as demais informações em: conteudo.ebc.com.br/agencia/2022/pdfs/SEI_CAPES_1668921_Edital.pdf


Sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB

O sistema UAB, criado no ano de 2006, disponibiliza o acesso a Universidades Públicas a locais distantes e isolados do país, tudo isso através do ensino ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD). Com isso, a iniciativa facilita e estimula a parceria entre o Governo – federal, estadual e municipal – com diversas Instituições de Ensino Superior. Atualmente, já são cerca de 139 instituições presentes no programa, totalizando mais de 121 mil alunos matriculados em 967 polos instalados em 850 municípios.


Dessa forma, o principal objetivo é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores, possibilitando a ofertas de vagas prioritariamente voltadas à qualificação de profissionais para trabalhar com a educação básica.


Postar um comentário

0 Comentários