Famoso programa de bolsas para estudar na Europa tem inscrições abertas

 Um auxílio financeiro de 1.100 euros ou 1.200 euros mensais; Pagamento das taxas das universidades que receberão o estudante.




O Erasmus, famoso programa europeu de fomento a educação, formação, apoio a juventude e esportes, está com inscrições abertas para o Erasmus Mundus Joint Master Degree (EMJMD). Estudantes em nível de mestrado de qualquer lugar do mundo podem concorrer a bolsas de estudo integrais em diversas universidades europeias de prestígio.

O EMJMD funciona em parceria com instituições de ensino superior de diversos países. O objetivo é financiar bolsas de estudo para programas de mestrado e doutorado com duração de 12 ou 24 meses. O diferencial desse programa é que os bolsistas realizam o curso em dois países diferentes do país de origem.

Com a aprovação do Brexit, desde fevereiro de 2020 o Reino Unido deixou de participar do programa Erasmus.

O que as bolsas Erasmus incluem 

Os estudantes selecionados pela Erasmus Mundus Joint Master Degree receberão:

Um auxílio financeiro de 1.100 euros ou 1.200 euros mensais; Pagamento das taxas das universidades que receberão o estudante;

Pagamento das taxas das universidades que receberão o estudante;

Subsídio para viagens, incluindo as de ida e volta;

Caso o aluno deseje, pode solicitar visto de trabalho após a conclusão de um mestrado ou doutorado.

Como se inscrever 

Cada programa de mestrado possui requisitos próprios para entrada. O site de cada programa oferece todas as informações necessárias e um guia para a inscrição. Confira aqui o catálogo com todas as universidades participantes.Neste link, você pode checar quais tipos de documentos as instituições podem solicitar.

Os candidatos devem apresentar comprovante de proficiência em inglês emitido pelo IELTS (pontuação mínima de 6,5) ou TOEFL em setembro ou outubro de 2021. Há alguns programas que também aceitam o Duolingo English Test Proficiency, como uma alternativa que permite realizar o teste em casa. Entretanto, é necessário confirmar previamente se sua universidade aceita este exame.

O programa Erasmus não exige os testes GRE ou GMAT ou experiência de trabalho. Entre os documentos que devem ser apresentados, estão:

Certificado de residência comprovando que você não residiu na Europa por um ano ou mais nos últimos cinco anos;

Diplomas anteriores com transcrições;

Uma carta de motivação (o tamanho do texto varia com cada programa);

Ensaio de plano de estudo ou proposta de projeto de pesquisa

Confira aqui um guia sobre o programa Erasmus com todas as informações necessárias para quem deseja se candidatar. Interessados devem se inscrever até o dia 31 de dezembro. Aqui você encontra mais informações sobre como se inscrever.

*O texto "Erasmus: inscrições abertas para pós-graduação com bolsas integrais" foi publicado originalmente no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.

> Clique AQUI para visitar nosso grupo do Telegram, e receba notícias sobre concursos e oportunidades todos os dias.


Postar um comentário

0 Comentários