Cursos gratuitos EAD são sucesso durante o isolamento social. Veja as melhores opções



A necessidade do isolamento social, consequência da pandemia, fortalece o ensino a distância e mostra que a modalidade educacional é uma ferramenta eficaz para o aprendizado. São milhões de pessoas fazendo aperfeiçoamento on-line.


O desemprego tem assombrado muitos brasileiros nos últimos meses, muito por conta das dificuldades financeiras que as empresas tem enfrentado. Em meio ao aumento de concorrentes por uma vaga de emprego, esse é o momento do profissional que quer se destacar no mercado de trabalho se qualificar sem precisar sair de casa. Aproveite o período e invista em cursos onlines gratuitos.


SENAC

O Senac oferece cursos online gratuitos com assuntos bem diversificados. Há opções para quem busca desenvolvimento profissional, com cursos sobre autoliderança, feedback, estilo e imagem pessoal, gestão do tempo e ferramentas para liderança de pessoas.

Acesse  cursos SENAC online gratuitos

Há também cursos sobre assuntos bastante atuais como educação antirracismo e inclusão de pessoas com deficiência. Quem precisa se cuidar de forma geral pode aprender sobre nutrição e diabetes.


 FGV

A FGV online oferece cursos gratuitos em diversas áreas, como Gestão, Marketing e Vendas, Economia e Finanças, Direito e Sustentabilidade. 

Acesse  FGV online

Algumas dicas para você:

Como fazer investimento;

Contratos: Negociações Preliminares;

Aspectos Mercadológicos na Gestão de Preços: Conceitos Fundamentais;

Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientação para os gestores. 


USP

Universidade de São Paulo (USP) oferece, por meio de diversos portais na internet, aulas gratuitas e conteúdos variados com professores e pesquisadores da instituição, nas mais variadas áreas do conhecimento. Os cursos possuem textos, vídeos, áudios e apresentações que podem ser consultados a qualquer horário, já que estão on-line.

É possível, em alguns cursos, até obter certificado de conclusão após o término das aulas. Confira abaixo as quatro principais plataformas que disponibilizam aulas e cursos da USP.

Aproveite!

E-Aulas
portal é um serviço web que dá acesso a conteúdos educacionais em mídia digital produzidos ou apoiados pela USP. Por meio desse serviço, a Universidade busca ampliar a disseminação pública do conhecimento, incentivando e apoiando seus professores na criação e disponibilização de áudios, vídeos, textos e apresentações ligados a disciplinas de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da USP.

O conteúdo de mais de 180 disciplinas está disponível para o público em geral. Também há conteúdos destinados a estudantes do ensino médio, muitos produzidos por meio de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação da USP e o Cursinho Pré-Vestibular da Poli, visando aos concursos vestibulares. Para participar, basta que os interessados se inscrevam no site.

Canal USP
A USP mantém um canal no YouTube com conteúdo diversificado e totalmente gratuito. São mais de 4 mil vídeos para quem quer acompanhar a produção científica, acadêmica e cultural da Universidade. Toda semana há novidade: desde reportagens, aulas, palestras com professores da USP, até concertos das três orquestras da instituição.

Há mais de 30 disciplinas de graduação e de pós-graduação em praticamente todas as áreas do conhecimento. São aulas gravadas, ou seja, as mesmas assistidas pelos universitários, assim, o público pode se informar mesmo não sendo estudante da USP. Cálculo, Matemática Financeira, Astronomia e História do Brasil são exemplos de disciplinas disponíveis.

Por meio da playlist “Aulas USP | Ciências exatas, humanas e biológicas” você encontra essas e diversas outras videoaulas.


Univesp 
Univesp é a primeira universidade pública gratuita de educação a distância (EAD) de São Paulo. Ela é mantida pelo governo estadual e no vestibular do 2º semestre de 2019 ofereceu 5.120 vagas em cursos de graduação.

Os cursos são realizados em ambiente virtual: videoaulas, material didático, bibliografia das disciplinas e tira-dúvidas do conteúdo com tutores. Parte dos professores é da USP: 39.

Há ainda 180 polos espalhados pelo Estado. São espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas, discussões em grupo e trabalhos orientados por tutores. Os tutores são bolsistas, 257 deles fazem pós-graduação na USP.

Para quem não está fazendo os cursos de graduação da Univesp, há material no canal da Univesp no YouTube, inclusive aulas dos professores da USP.


Coursera

Coursera é uma organização de tecnologia educacional que realiza parcerias com as melhores universidades e instituições de ensino em todo o mundo para oferecer cursos on-line gratuitos e acessíveis através de sua plataforma de ensino para qualquer pessoa.

Criada em 2012, pelas universidades norte-americanas de Standford, Princeton, Michigan e Pennsylvania, a plataforma é parceira de 190 centros de ensino superior do mundo e 40 milhões de usuários.

Os cursos possuem três componentes principais: aulas em vídeo, avaliações e interações entre os estudantes, monitores e professores. Desde 2014, a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP mantém parceria com o Coursera para o oferecimento de cursos.


SENAI

A página de EAD do SENAI também oferece 12 cursos grátis de capacitação em competências transversais, que são temas complementares do conhecimento técnico (também chamados de conhecimentos essenciais). 

Para se inscrever nos cursos é preciso acessar a página de EAD do SENAI

Após a conclusão do curso, o aluno pode fazer o download de um certificado.


Fundação Bradesco

A Fundação Bradesco disponibilizou mais de 80 cursos para quem não quer perder tempo nesta quarentena. Os temas estão divididos nas categorias Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação Básica e Pedagogia e Informática.

Acesse  mais de 80 cursos

Tem curso de Empreendedorismo e inovação, Gestão de Projetos, Atendimento ao Público, Postura e Imagem Profissional, entre muitos outros. 

Postar um comentário

0 Comentários