Bancos vão prorrogar dívidas de clientes por 60 dias e facilitar empréstimos. Confira os benefícios


Devido à situação de isolamento social, em consequência do quadro de pandemia global, bancos atuantes em território brasileiro adotam medidas para amortecer o impacto econômico da crise.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as cinco maiores instituições bancária do país – Banco do Brasil (BB), Bradesco, Caixa Econômica Federal (CEF), Itaú Unibanco e Santander – irão prorrogar as dívidas de seus clientes pelo prazo de 60 dias.

A facilidade será garantida tanto para pessoas físicas quanto para micro e pequenas empresas. A federação também pontua que a medida se aplica a contratos de crédito vigentes.

Prorrogação de pagamentos
Como explicado pela Febraban, cada banco irá definir, com base em critérios e políticas internas próprias, quais serão as linhas de crédito que poderão ser prorrogadas.

A fim de garantir a prorrogação, o cliente poderá entrar em contato com o gerente da conta. Também é possível utilizar canais de atendimento eletrônico.

Apesar de não ser automática, a prorrogação é garantida para todos os tipos de contratos de crédito feitos com o banco. Dívidas no cartão de crédito ou cheque especial não integram a facilidade.

Também não é possível prorrogar dívidas de serviços de consumo geral, como água, internet ou energia. O mesmo vale para tributos, pois são serviços prestados por empresas de serviços públicos e governos.

Confira abaixo como serão as facilidades e garantias oferecidas por cada um dos cinco bancos:

Caixa
Além da possibilidade de prorrogação das dívidas, incluindo aquelas com contratos habitacionais, a Caixa garante diversas outras facilidades no momento de crise. Confira abaixo:

- Ampliação das linhas de crédito consignado;
- Redução das taxa de juros nas linhas de crédito pessoal;
- Limitação no fluxo de pessoas nas agências;
- Oferta de cartão virtual de débito para compras online;
- Renovação do contrato de penhor diretamente no site;
- Linhas de créditos especiais, com até seis de carência, para empresas que atuam nos setores de comércio e serviços;
- Redução em até 45% as linhas de crédito para apoio às micro e pequenas empresas;
- Redução nas taxas de linhas de aquisição de máquinas e equipamentos;
- Liberação de uma linha de crédito de R$ 3 bilhões para santas casas e hospitais filantrópicos;
- Pausa estendida para contratos habitacionais poderão ser solicitadas pelo app Habitação CAIXA;
- Disponibilização de atendimento via WhatsApp.

Banco do Brasil
O Banco do Brasil irá garantir aos clientes, que contam com operações de crédito contratadas, a possibilidade de renovar com carência o pagamento da primeira parcela. A medida vale para linhas de crédito direto ao consumidor (CDC).

Confira outras facilidades oferecidas:

- Carências de até 60 dias na linha crédito automático;
- Prazo para linhas de crédito salário e consignado de até 180 dias;
- Aumento do prazo para até dois meses para pagamento do cheque especial;
- Adesão às novas condições poderão ser feitas pelos canais de atendimento;
- Oferta de renegociações sem a necessidade de pagamento de entrada e repactuação;
- Carência de 90 dias para renegociação de dívidas para pessoas e empresas.

Itaú Unibanco
O Itaú, por sua vez, anunciou que irá garantir a prorrogação de dívidas com a assinatura do Itaú Crédito Sob Medida. Assim, o clienta também poderá repactuar seu contrato.

Além disso, na hora de escolher a nova data de vencimento, será possível prorrogar por até 60 dias o pagamento. A medida só não vale para dívidas com cheque especial e cartão de crédito.

De acordo com o banco, esses produtos contam com alternativas de parcelamento previstas na oferta. Confira outras garantias ofertadas pelo Itaú:

- Clientes que já utilizam o Itaú Crédito Sob Medida também poderão renegociar o vencimento da próxima parcela, pelo período de dois meses.
- Prorrogação também vale para financiamento de imóvel ou veículo. Em tais casos, será mantida a mesma taxa de juros e não haverá cobrança de multa;
- Ampliação, automática, da validade dos pontos dos programas de fidelidade do Itaucard. Estes serão válidos até 30 de junho de 2020.
Santander

Já o Santander garantiu a ampliação em 10% do limite do cartão de crédito. A facilidade é válida para todos os clientes adimplentes.

O interessado em saber se foi contemplado poderá utilizar o aplicativo Santander Way, via celular ou tablet.

Quanto à prorrogação da dívidas por até 60 dias, a opção abrangerá algumas linhas de crédito pessoal (CP), preventivo, e também os de tipo direto ao consumidor (CDC) e imobiliário.

Bradesco
Por fim, o Bradesco informou que irá oferecer a prorrogação por 60 dias das dívidas de clientes interessados. O banco não deu mais detalhes sobre outros serviços.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Exemplo eu cumpri a ordem mais minha fatura da caixa veio pra pagar no dia 08 04 2020.
    Sou Mei, de portas fechada como vou honrar meus compromissos?

    ResponderExcluir