Edital do INSS previsto para 2025. Saiba mais sobre os cargos, salário e muito mais!

 Concurso INSS pode ter seus requisitos de escolaridade alterados seguindo exigência de sindicato e recomendação de ministro.

O Instituto Nacional do Seguro Social pode ter seus próximos editais divulgados com requisito de nível superior para todos os cargos. Segundo resolução publicada no dia 23/8, é recomendado que as carreiras do concurso INSS sejam ofertadas para profissionais com graduação.

A resolução CNPS/MPS nº 1.366/2024 pontua sobre a “necessidade da admissão de servidores públicos para a carreira do Seguro Social do INSS e servidores da carreira de Perito Médico Federal, no MPS, para garantir a melhoria do atendimento pela Previdência Social e da execução das políticas públicas”.

A princípio, o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) rejeitou a solicitação porque as diretrizes do Órgão Central do SIPEC “partem da premissa de não alterar o requisito de ingresso no que diz respeito à escolaridade exigida”.

Qual cargo pode ser ofertado em breve?

Apesar de o foco da Fenaps estar em cima do cargo de Técnico, há grande expectativa de um novo concurso INSS para Analistas do Seguro Social, que já requer nível superior.

O cargo de Analista pode ser ofertado para profissionais em diferentes áreas de atuação. As especialidades devem ser confirmadas em edital. A remuneração mensal para esses servidores deve ficar em torno dos R$ 9,7 mil em 2025.

Para se ter uma ideia, o último concurso voltado à carreira foi organizado pela banca Cebraspe. Ou seja, com questões objetivas para se assinalar como “Certo” ou “Errado”. Na época, foram ofertadas vagas para a especialidades de Analista do Seguro Social – Serviço Social.

Novo concurso INSS pode ter vagas para Técnico?

A liberação de vagas para esse cargo via concurso INSS depende de uma série de fatores. O primeiro é o fato de existir um edital vigente para Técnicos, que ofereceu 1.000 vagas.

Os aprovados dentro desse quantitativo já foram convocados e existe a possibilidade de outros 500 excedentes serem chamados ainda este ano.

Concurso INSS: quais são as fases esperadas?

As etapas de classificação podem variar conforme o cargo pleiteado. Mas, considerando editais passados, os interessados em entrar para o quadro de servidores do Instituto podem contar com provas escritas e curso de formação.

De acordo com o concurso INSS para Técnicos de 2022, sob organização do Cebraspe, a primeira fase pode ser composta por uma parte discursiva e outra com questões objetivas de:

  • Língua Portuguesa;
  • Ética no Serviço Público;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Informática;
  • Raciocínio Lógico-Matemático;
  • Conhecimentos Específicos.

Dica: interessados devem começar a estudar com base no conteúdo programático do edital passado e depois ajustar o cronograma de estudos com as matérias confirmadas em novo certame.

O curso de formação concurso INSS deve ser aplicado para os aprovados na etapa anterior, com duração de seis meses e carga horária integral. Esse pode contar com avaliação ao final do período para confirmar a adequação ao trabalho.

Postar um comentário

0 Comentários