Conheça 9 profissões que não precisam de diploma

 Se você está procurando uma recolocação profissional no mercado de trabalho, essa pode ser a sua grande chance. Saiba mais.


A maioria das empresas exige o Ensino Médio para os candidatos na hora da contratação. Mas existem algumas profissões que não precisam de diploma e que apresentam um déficit de mão de obra especializada em diversas partes do Brasil, sabia?

Continue a leitura dessa matéria e conheça os cargos que exigem apenas o Ensino Fundamental. Se você está procurando uma recolocação profissional no mercado de trabalho, essa pode ser a sua grande chance. Saiba mais.

Profissões que não precisam de diploma

1) Costureiro

Quem manja do funcionamento de máquinas de costurar e tem muita afinidade com o ramo da moda, pode se dar bem trabalhando como Costureiro (a). Esse ramo está sempre em alta no mercado, já que tendências vão e vêm.

É possível trabalhar em casa como autônomo ou de carteira assinada (regime CLT) em fábricas de roupas, que costumam ter sempre vagas em aberto em todo Brasil. O valor dos ganhos depende do formato de trabalho e da sua experiência na área da costura.

2) Vendedor

Outra das profissões que não precisam de diploma. Comunicação clara e persuasiva, habilidades para negociar, além do conhecimento do mercado de vendas, são as principais exigências para quem deseja atuar como Vendedor.

Os ganhos (que são comissionados) vão variar de acordo com o número de vendas realizadas no mês, experiência na função e demais competências na área comercial. Tem familiaridade com esse ramo? Pode se arriscar nele sem receio.

3) Profissões que não precisam de diploma: Cabeleireiro

Quem tem familiaridade com a área da beleza e estética, é criativo, sabe fazer diversos tipos de cortes de cabelo e domina outras técnicas como alisamento e chapinha, por exemplo, pode atuar no mercado como Cabeleireiro.

Se esse é o seu caso, você pode montar o seu próprio salão em casa mesmo e ganhar uma boa grana, dependendo da qualidade do seu trabalho (e da divulgação dele nas redes sociais), especialização e do número de clientes atendidos durante o mês.

4) Motorista de Caminhão

Se você tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria C, D ou E, já cogitou a possibilidade de trabalhar como Caminhoneiro? Essa profissão não exige diploma e costuma ser bastante requisitada. Quem gosta de dirigir veículos pesados e não se importa em passar dias ou semanas longe da família, pode se arriscar nessa profissão.

É possível trabalhar com carteira assinada em uma transportadora ou até como autônomo, prestando serviço para várias empresas, caso tenha um caminhão próprio. Os ganhos são variáveis, mas se você tiver uma demanda de trabalho constante, dá para faturar uma boa grana.

5) Digital Influencer

Mais uma das profissões que não precisam de diploma. Para atuar como Digital Influencer é necessário ter familiaridade com tecnologia (principalmente com programas de edição de vídeos), dominar bem um nicho de mercado, ser uma pessoa desinibida e ter uma comunicação persuasiva. Você tem todos esses requisitos? Então, pode investir nessa carreira.

Os seus vídeos podem ser produzidos em casa e nos dias que quiser. Dependendo da quantidade de visualizações, da frequência das postagens e do número de inscritos em seu canal no YouTube, dá para faturar alto todos os meses.

6) Mestre de Obra

Você sempre teve afinidade com o ramo da construção civil, tem perfil de liderança e as competências técnicas exigidas por essa área? Pode atuar como Mestre de Obra no mercado de trabalho.

Dependendo da sua experiência nessa função, do seu comprometimento e responsabilidade (algo bastante valorizado pelos clientes) e da qualidade do seu portfólio de trabalhos já realizados, dá para ganhar um bom salário, todos os meses.

7) Profissões que não precisam de diploma: Fotógrafo

Você tem perfil aventureiro, conhece o funcionamento de câmeras fotográficas profissionais e sabe tirar fotos de excelente qualidade? A profissão de Fotógrafo pode ser ideal para o seu caso.

A maioria desses profissionais atua de forma autônoma prestando serviços para empresas que realizam eventos, bem como jornais, revistas e sites. Assim como em outras profissões, a faixa de ganhos pode variar bastante, já que tudo depende da demanda de trabalho e do preço cobrado pelos serviços.

8) Pintor

Você tem familiaridade com trabalhos manuais e se identifica com a área da pintura de superfícies? Dá para faturar um bom dinheiro todos os meses trabalhando como Pintor. A boa notícia é que existe demanda de serviço para esse profissional em qualquer cidade brasileira.

A média de ganhos, claro, vai depender da qualidade do seu trabalho, das suas competências na profissão e, acima de tudo, do seu comprometimento com os clientes. A maioria desses profissionais atua de forma autônoma.

9) Mecânico de Automóveis

Por fim, a última das profissões que não precisam de diploma. Se você tem afinidade com o mercado automotivo e conhecimento sobre como funcionam os motores de carros, pode se tornar um Mecânico e faturar alto.

É possível abrir a sua própria oficina mecânica em casa mesmo ou trabalhar com carteira assinada em concessionárias de veículos, por exemplo. Para ganhar um maior reconhecimento no mercado, recomenda-se fazer cursos específicos na área.

Postar um comentário

0 Comentários