Quer fazer faculdade de graça? Veja os novos prazos para inscrição no Sisu, Prouni e Fies

Já os resultados do Enem 2022 serão divulgados no dia 13 de fevereiro de 2023, por meio da Página do Participante.


O Ministério da Educação (MEC) antecipou o período de inscrição no Sisu, Prouni e Fies 2023. Se você fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 e quer usar a nota obtida para fazer faculdade de graça, com desconto ou por meio de financiamento é bom ficar de olho no novo prazo.

O MEC também disponibilizou os três editais, que detalham o cronograma completo e as regras de cada um dos programas federais destinados ao acesso ao ensino superior: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Todos os processos de inscrição serão realizados exclusivamente pela internet, via Portal Acesso Único. O quantitativo de vagas de cada processo seletivo será disponibilizado próximo da abertura das inscrições.  Já os resultados do Enem 2022 serão divulgados no dia 13 de fevereiro de 2023, por meio da Página do Participante. 

Inscrição no Sisu 2023

As inscrições para o Sisu, dedicado a selecionar estudantes para universidades e instituições públicas de ensino superior em todo o país, serão recebidas entre 16 e 24 de fevereiro, exclusivamente pelo site do Sistema de Seleção Unificada. Poderá se candidatar quem prestou o Enem de 2022, exceto na condição de treineiro, e obteve nota superior a zero na redação. 

No site da seleção, os interessados poderão consultar as vagas oferecidas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também será possível verificar a documentação exigida por cada universidade. O resultado final também será antecipado. Antes estava previsto para 7 de março e agora será divulgado em 28 de fevereiro.

Inscrição Prouni 2023

A inscrição do Prouni (Programa Universidade para Todos) ia começar só em 7 de março, mas agora será recebida de 28 de fevereiro a 3 de março. Essa é a oportunidade para estudantes de baixa renda que querem estudar em universidade privada e não têm condições de arcar com os elevados custos do ensino superior.

É possível obter bolsas integrais (100%) ou parciais (50%), de acordo com a disponibilização da instituição de ensino e os critérios atendidos pelo estudante. São válidas para o processo seletivo as notas do Enem de 2022 e de 2021. O resultado da primeira chamada será divulgado em 7 de março e da segunda chamada no dia 14 de março.

Inscrição Fies 2023

As inscrições para o Fies estarão abertas entre os dias 7 e 10 de março pelo Portal Acesso Único,  do MEC. Trata-se de um fundo voltado para o financiamento integral ou parcial das mensalidades do curso de escolha do beneficiado. Dessa forma, o aluno pode arcar com custos de forma reduzida ou apenas após completar sua formação.

Podem se inscrever no processo seletivo os estudantes que participaram de alguma edição do Enem realizada desde 2010. Além disso, o interessado deve atender aos seguintes requisitos para ter acesso ao benefício:

ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos;

ter obtido nota igual ou superior a 450 no Enem; e

não ter tirado zero na prova de redação.

O Fies financia até R$ 52.805,66 para estudantes de medicina e até R$ 42.983,70 para alunos dos outros cursos. Essa quantia é por semestre. O resultado da chamada única será conhecido em 14 de março.

Postar um comentário

0 Comentários