Governo libera NOVO Kit Antena Digital; veja como receber o equipamento

A instalação do Kit Antena Digital será gratuita. No entanto, caso a moradia do cidadão já utilize uma antena digital, no formato “espinha de peixe”, não será necessário efetuar a troca.


 Aqueles que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou seja, já têm a inscrição, pode obter uma série de benefícios, entre eles o Kit Antena Digital. Inicialmente, a ideia é que os kits de recepção garantam a mais moderna tecnologia para compressão de imagem e áudio, garantindo mais qualidade.

O serviço foi potencializado com a chegada do 5G nas capitais do país, uma vez que a nova tecnologia concedeu melhoria nos canais de televisão dos cadastrados do programa. Assim, os beneficiários que têm o acesso à TV aberta com antena parabólica poderão migrar para essa nova experiência.

A expectativa é que a qualidade de imagens e sons em canais abertos seja ainda maior, sem passar por nenhuma interferência. O programa, que tem o apoio do Governo Federal e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é chamado de “Siga Antenado”.

Como já mencionado, para recebimento do Kit Antena Digital, o cidadão deverá possuir inscrição no CadÚnico do Governo Federal, além de ter uso da antena parabólica convencional. De acordo com informações do Governo, é por meio dela que o sinal dos canais abertos tem transmissão via satélite.

Todavia, é importante destacar que com a liberação do 5G no Brasil, uma mudança deve acontecer nos sinais de transmissão. A princípio, a alteração ocorrerá da TV de Banda C para a Banda KU. Assim, para que ocorra de fato uma melhoria na imagem e som, uma troca para equipamentos mais modernos deverá acontecer. A saber, as famílias de baixa renda não devem se preocupar, uma vez que receberão o kit.

A instalação do Kit Antena Digital será gratuita. No entanto, caso a moradia do cidadão já utilize uma antena digital, no formato “espinha de peixe”, não será necessário efetuar a troca.

Como receber o Kit Antena Digital?

A solicitação do Kit Antena Digital pode acontecer de maneira simples. Para isso, será necessário efetuar um pedido por meio da central de atendimento da Anatel, pelo número 0800-729-2404. Ademais, caso prefira, você pode solicitar o equipamento pela internet, no site do programa Siga Antenado.

No momento que estiver acessando o site, será necessário seguir os seguintes passos:

Em primeiro lugar, acessar o menu (no canto superior esquerdo da tela);

Ademais, clique na opção “Programa de distribuição de kits gratuitos”;

Após isso, é necessário clicar em “Agende aqui”;

Na nova página, será preciso selecionar a identificação, que pode ser feita por meio do CPF ou Número de Identificação Social (NIS).

Após informações de identificação pessoal, o interessado deverá responder o questionário, e então definir o dia e o horário para instalação do kit. Assim, um técnico especializado deve comparecer para verificar se um novo aparelho é necessário ou não.

Onde o Kit Antena Digital será oferecido?

O 5G no Brasil já está disponível em 22 capitais do país: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Palmas, Vitória, Florianópolis, Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina.

Recentemente, as últimas sete capitais acima passaram a receber a tecnologia. Estas localidades estavam no pacote de capitais com prazo ampliado para início das operações do 5G no país, que já atuava nas outras 15 primeiras.

Como se inscrever no CadÚnico?


O cadastro normalmente é realizado de forma presencial nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou em postos de atendimento do Cadastro Único. Em síntese, o atendente realiza uma entrevista com o responsável familiar, que deverá apresentar alguns documentos que comprove sua condição.

Vale ressaltar que o responsável pela família deve ter no mínimo 16 anos, possuir CPF ou título de eleitor e ser, preferencialmente, mulher. Neste sentido, será necessário estar com o seu CPF ou título de eleitor em mãos e ceder pelo menos um dos documentos citados abaixo de cada membro da família:

Certidão de Nascimento;

Certidão de Casamento;

 CPF;

Carteira de Identidade – RG;

Carteira de Trabalho;

Título de Eleitor;

Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.

Postar um comentário

0 Comentários