criminosos furtam celulares de vítimas na Avenida Presidente Vargas; crime teve um aumento de mais de 200%

A Polícia Militar disse que só no mês passado, PMs fizeram 63 prisões e 15 apreensões de menores de idade no Centro.


Criminosos atuam livremente na Avenida Presidente Vargas, uma das mais movimentadas do Centro do Rio, furtando celulares de pedestres e passageiros de ônibus. Há alguns anos o alvo preferido dos ladrões eram os cordões e joias, como no flagrante feito pela TV Globo em 2014. Atualmente, são os celulares que estão no alvo dos bandidos.

Os furtos acontecem à luz do dia e eles atacam perto de sinais e pontos de ônibus. Eles aproveitam enquanto o trânsito está parado e quando os carros começam a se movimentar, dão o bote: pulam nas janelas e pegam o celular das mãos dos passageiros. Logo depois, colocam o aparelho no bolso e atravessam as pistas.

Alguns passam o produto de roubo para um comparsa e voltam aos pontos para novos furtos (veja a reportagem completa mais abaixo).

"Você está lá mexendo no celular, de repente, sente aquela mão e já era. Aí quer dizer, lá (no celular) tem seus dados pessoais, tudo. Aí, fica complicado", contou o passageiro que já passou pela situação.

Os criminosos aproveitam que as vítimas estão distraídas dentro dos ônibus ou dos carros e aproveitam as janelas abertas.

Num dos flagrantes, agentes do Centro Presentem aparecem e abordam um motociclista, enquanto os criminosos se dispersam rapidamente, com cada um seguindo numa direção.

Os crimes na região não são novidade. Em 2014, durante uma reportagem sobre roubos e furtos na Avenida Presidente Vargas, uma mulher foi vítima na frente das câmeras da TV Globo. Naquela ocasião, o alvo mais frequente eram cordões de prata e ouro.

Eles também aproveitavam as janelas abertas pra furtar passageiros. E usavam violência para roubar quem esperava no ponto. A maioria dos furtos eram praticados por adolescente.

Celulares são os preferidos

Agora, são os celulares que estão na mira dos bandidos. Os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) traduzem em números a situação. No ano passado, de janeiro a agosto, foram registrados 638 furtos de celular no Centro. Esse ano, no mesmo período, foram 2.274.

O maior número desde que o registro começou a ser contabilizado. E um aumento de mais de 200%. "É falta de segurança. Constantemente. Na parte da manhã, fica extremamente complicado você ficar usando celular, tem que usar rápido e guardar", disse uma mulher

A enfermeira Luciana Oliveira Matos contratou seguro para o celular. E quando está sozinha, só anda com o aparelho que é mais barato.

"Eu sempre tento andar no banco do meio e nunca no banco da janela, porque eu tenho medo também. No vidro do carro também, e se eu tiver no carro, sempre com vidro levantado", disse Luciana.

O que diz a PM

A Polícia Militar disse que só no mês passado, PMs fizeram 63 prisões e 15 apreensões de menores de idade no Centro.

O Segurança Presente disse que de janeiro a setembro, os agentes prenderam 79 pessoas na Avenida Presidente Vargas. Segundo eles, foram cumpridos 40 mandados de prisão, sendo 18 pessoas procuradas por furto, dez por roubo e oito por receptação. O programa informou que reforçou o policiamento na região.

Postar um comentário

0 Comentários