Afinal, multa atrasada de trânsito suja o nome do motorista? Entenda aqui



Ao criar uma dívida com o Departamento de Trânsito (Detran), o seu CPF pode ser enviado para os órgãos de proteção ao crédito, como SPC, Serasa, Dívida Ativa e Cadastro de Créditos Não Quitados (CADIN). Isso significa que você ficará negativado e impedido de várias ações financeiras.

 Sendo assim, é importante ficar atento às correspondências, pois os avisos costumam chegar via correios e não perder o prazo de pagar as multas de trânsito. Quem tem o aplicativo do Detran do seu estado pode conferir as pendências pela internet.

Consequências de multas de trânsito atrasadas

O CPF negativado gera uma série de consequências, como a não poder abrir conta bancária, solicitar empréstimo ou fechar negócios. No caso de quem tem multa atrasada, o nome sujo ainda carrega outros problemas em relação ao trânsito. Entre os principais pontos estão:

Não conseguir vender o automóvel;

Não poder transferir o veículo para outra pessoa;

Não conseguir emitir documentos importantes do carro ou do condutor para continuar dirigindo;

Ficar impedido de fazer o licenciamento.

Vale ressaltar que o licenciamento é obrigatório e circular sem ele constitui infração gravíssima. Sendo assim, quem for pego sem esse documento pode acumular uma nova multa de trânsito de R$ 293,47 mais sete pontos na CNH. Além disso, o motorista ainda pode ter seu carro retido pelo Detran.

É importante saber também que quanto mais tempo você demorar para pagar a multa atrasada, mais caro será o valor. Isso porque são cobrados juros por cada dia após o prazo.


Como consultar as multas de trânsito

Os condutores podem verificar as infrações cometidas e os pontos na CNH pela internet. Esse procedimento é importante para consultar se você não cometeu nenhuma multa de trânsito que ainda não sabe ou não foi notificado. Cada Detran tem seu próprio site e, por isso, alguns passos podem mudar.

Mas, num geral, o motorista interessado em fazer a consulta das suas multas deve:

No portal, ir no menu e clicar em “Veículo” ou “Infração” (depende da unidade do Detran);

Preencher um formulário, informando placa, número do chassi e/ou RENAVAM (você encontra essas informações nos documentos do veículo);

Informar CPF/CNPJ e número da CNH do proprietário se for solicitado.

Depois disso, você verá se possui autuações e multas em seu nome, bem como data, local e outros dados da infração. A verificação também pode ser feita pelo aplicativo da CNH Digital ou pelo  site da Polícia Rodoviária Federal no caso de multas em rodovias federais.


Postar um comentário

0 Comentários