Residência Multiprofissional: Fiocruz abre seleção na Área de Vigilância Sanitária

O curso contará com atividades teóricas/práticas, na modalidade de treinamento em serviço, com carga horária de 60 horas semanais.



 A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) lançou o edital para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde na Área de Vigilância Sanitária com Ênfase na Qualidade de Produtos, Ambientes e Serviços.

O processo seletivo tem como objetivo a formação de profissionais altamente qualificados, com competências na área de Vigilância Sanitária para atuarem em laboratórios de controle de qualidade de produtos, ambientes e serviços. As vagas são destinadas ao Programa de Pós-graduação na modalidade de Residência Multiprofissional em Saúde e tem previsão de início para março de 2023.

Serão ofertadas vagas, distribuídas por categoria profissional, dispostas da seguinte forma:

Biomedicina;

Biologia;

Farmácia;

Medicina Veterinária; e

Nutrição.

O concurso de Residência Multiprofissional em Saúde da Fiocruz vai distribuir ainda vagas de ações afirmativas (AF), sendo:

Ampla Concorrência;

Pretos e Pardos;

Indígenas;

Pessoas com deficiência (PCD)

Como participar do Processo Seletivo para Residência Multiprofissional em Saúde da Fiocruz

Para participar da seleção, é necessário atender a alguns requisitos. São eles:

Possuir diploma de ensino superior em Biologia, Biomedicina, Farmácia, Medicina Veterinária ou Nutrição;

Ter concluído o ensino superior há, no máximo, dois anos (de 01 de junho de 2020 até o 2° semestre do período letivo de 2022);

Caso a formação tenha sido por instituição estrangeira, o diploma deverá ser revalidado conforme legislação vigente; e

Ter se formado em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Candidatos com conclusão de curso de graduação prevista para até o segundo semestre do ano letivo de 2022 também poderão participar do processo seletivo. As inscrições deverão ser feitas de 12 a 15 de setembro de 2022, exclusivamente pela internet, por meio da Plataforma Siga-Fiocruz. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00. Os candidatos ainda poderão concorrer à isenção da taxa de inscrição, desde que seja membro de família de baixa renda; e esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A Residência Multiprofissional em Saúde terá duração de dois anos, com carga horária total de 5.760 horas. O curso contará com atividades teóricas/práticas, na modalidade de treinamento em serviço, com carga horária de 60 horas semanais.

Como será o processo seletivo?

O processo seletivo contará com duas etapas, sendo a primeira de caráter eliminatório/classificatório, com prova objetiva-discursiva. Esta fase deve ocorrer 10 de novembro de 2022, com divulgação do gabarito no mesmo dia. A prova será realizada de forma presencial, no campus da Fiocruz do Rio de Janeiro, em endereço e horário a ser divulgado. 

Veja as apostilas para começar os estudos AQUI

Já a segunda etapa será classificatória, com a avaliação de currículo e entrevista, com a verificação das menções obtidas no histórico escolar, produção científica e experiência

profissional através da apresentação dos documentos originais comprobatórios para pontuação.

Cabe ressaltar que a seleção de candidatos neste processo seletivo não garante aos aprovados o ingresso no Programa, pois este depende da concessão de bolsas pelo processo seletivo previsto no Edital N° 2 de 16 de janeiro de 2020 do Ministério da Saúde. Caso o Ministério não aprove as bolsas, o Edital será automaticamente cancelado.

As informações sobre o Programa podem ser obtidas no site http://www.incqs.fiocruz.br ou na secretaria acadêmica do INCQS. Para acessar o edital com todas as informações necessárias para participar do concurso  baixe-o aqui.

Como validar o diploma médico em outros países

Validar o diploma médico em outros países é um processo complexo, porém acessível à maioria dos profissionais graduados em instituições reconhecidas pelo MEC. Para você saber  como validar o diploma médico em outros países, o Blog Medcel tem um conteúdo exclusivo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Lá você também confere tudo sobre a área médica, como concursos, especialidades, títulos e notícias da categoria. Aproveite!

Postar um comentário

0 Comentários