Concurso INSS 2022: certame não terá redação para técnicos

A novidade será a etapa do curso de formação, que já havia sido citada anteriormente pelo diretor de Gestão de Pessoas do Instituto Nacional do Seguro Social, Jobson de Paiva, em entrevista ao professor Deodato Neto.



O concurso INSS 2022 não terá redação para técnico do seguro social. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 27 de julho, nas redes sociais do professor Hugo Goes.

Com mil vagas autorizadas para o cargo de Técnico do Seguro Social, ao que tudo indica, o novo certame deve seguir os parâmetros do último concurso realizado em 2015.

A novidade será a etapa do curso de formação, que já havia sido citada anteriormente pelo diretor de Gestão de Pessoas do Instituto Nacional do Seguro Social, Jobson de Paiva, em entrevista ao professor Deodato Neto.

De acordo com o diretor de Gestão de Pessoas, essa nova etapa é uma demanda do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).

"Nosso ministro quer mais qualificação nessa entrada, então sim, esse vai ser o primeiro concurso de técnico do INSS com curso de formação", disse o diretor.

A redação chegou a ser destacada como uma possibilidade por Jobson de Paiva, porém segundo o projeto básico do certame e o professor Hugo Goes, a seleção deve seguir o último concurso como base.

Dessa forma, o concurso será realizado por meio de duas etapas, sendo elas:

Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório; e

Curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório.

Vale lembrar que Jobson de Paiva também destacou que as disciplinas do próximo concurso deverão seguir os moldes do último concurso. Apesar disso, o foco do INSS será a disciplina de Direito Previdenciário.

Concurso INSS será para nível médio

Outro ponto que já foi esclarecido é o nível de escolaridade que será exigido na carreira de Técnico do Seguro Social do concurso INSS 2022. Como esperado, o cargo irá exigir médio de escolaridade, de acordo com Jobson de Paiva.

Apesar da confirmação do grau de escolaridade, no final do mês de junho havia uma negociação em andamento para que o requisito passasse a ser o nível superior.

“Há um trabalho sendo feito, um investimento do nosso Ministro do Estado, para transformar essa carreira em nível superior. Entretanto, no momento, o que há e como está colocado na Lei, é um cargo de nível médio. Então, tudo indica que não haveria tempo suficiente para alteração legislativa, por exemplo, e que continuará sendo um cargo, por ora, de nível médio", informou Jobson de Paiva.

Concurso INSS: banca em agosto

A banca do concurso INSS 2022 deverá ser anunciada no início do mês de agosto. Isto porque o prazo para a finalização dos trabalhos da comissão que analisa as propostas das bancas organizadoras termina no dia 5 de agosto de 2022.

Inicialmente o prazo terminaria no dia 21 de julho, porém foi prorrogado por mais 15 dias.

A expectativa é que logo após a definição da banca, o contrato seja assinado, e o edital publicado. A previsão é de que o documento seja lançado ainda no mês de agosto, com provas previstas para dezembro de 2022 ou janeiro de 2023.

Último concurso INSS

O último concurso do INSS foi realizado em 2015, sob organização da banca Cebraspe.

O concurso ocorreu por meio de provas objetivas, que foram compostas de 120 questões do formato Certo ou Errado. As disciplinas cobradas foram as seguintes:

Conhecimentos Básicos

Ética no Serviço Público

Regime Jurídico Único

Noções de Direito Constitucional

Noções de Direito Administrativo 

Língua Portuguesa

Raciocínio Lógico 

Noções de Informática 

Conhecimentos Específicos

Seguridade Social 

Vale destacar que a prova trouxe os assuntos já cobrados no concurso anterior para o cargo, aplicado em 2012, mesmo tendo sigo organizados por bancas diferentes.

PREPARAÇÃO

Não espere o edital ser publicado para começar a estudar, porque o tempo entre a publicação do edital e a prova é muito curto (em torno de dois meses).

Veja as apostilas para começar os estudos AQUI

Resumo:

Concurso: INSS

Situação: banca em definição

Vagas: 1.000

Cargo: Técnico do Seguro Social

Escolaridade: nível médio

Remuneração: R$ 5.447,79

Banca: a definir

Edital em breve

Último concurso: 2016, Cebraspe/Cespe

Edital INSS 2015

Postar um comentário

0 Comentários