Sinais de excesso de trabalho – Descubra quais são

Para detectar os sinais de excesso de trabalho, é preciso praticar a autoanálise. Isso porque nem sempre nos damos conta de que estamos ultrapassando certos limites. Inclusive, às vezes, podemos crer que o excesso de trabalho é sinônimo de produtividade, o que não é verdade. Uma coisa é bem diferente da outra!

Os sinais de excesso de trabalho devem servir de alerta para que as pessoas consigam organizar as suas rotinas de uma forma mais equilibrada e organizada. Afinal, o excesso de atividades, no dia a dia, pode sobrecarregar a mente e o corpo. Por isso, ficar de olho na organização diária é uma peça-chave para cuidar da qualidade de vida e do bem-estar.

Pensando nesses pontos, neste texto nós trouxemos uma série de considerações importantes para você analisar com a gente. 

7 sinais de excesso de trabalho

Para detectar os sinais de excesso de trabalho, é preciso praticar a autoanálise. Isso porque nem sempre nos damos conta de que estamos ultrapassando certos limites. Inclusive, às vezes, podemos crer que o excesso de trabalho é sinônimo de produtividade, o que não é verdade. Uma coisa é bem diferente da outra!

Ter essa consciência impede que acabemos enchendo a nossa rotina de demandas estressantes e intensivas, que apenas prejudicam a saúde física e mental. Afinal, todos temos limites – não somos robôs que nunca cansam.

Sendo assim, conheça alguns sinais desse excesso de trabalho e comece a praticar o seu autoconhecimento, visando uma rotina mais saudável para o seu dia a dia de trabalho:

1. Cansaço mental persistente

O cansaço mental é um dos frutos do excesso de atividades no dia a dia. A pessoa pode sentir que nunca sai do lugar, ou que nunca tem aquela sensação de dever cumprido. Logo, parece que precisa estar, a todo momento, ativa, pensando, refletindo e solucionando questões difíceis. Isso desgasta e prejudica a saúde mental.

2. Cansaço físico que não passa depois de uma noite de sono

Embora a pessoa possa até dormir “bem”, tendo uma rotina de sono e praticando a higiene do sono, a verdade é que um dos sinais de excesso de trabalho é um cansaço que não passa nunca. A pessoa sente o corpo cansado, dolorido, sem energia. Afinal, ela o coloca à prova todos os dias, provocando a exaustão.

3. Prazos furados constantemente

A dificuldade para lidar com prazos é outro problema recorrente. Por conta do excesso de atividades, a pessoa não consegue entregar tudo o que precisa, dentro de um tempo hábil. Isso acaba sobrecarregando a agenda e impedindo que as tarefas não sejam procrastinadas.

4. Sensação de insatisfação com o trabalho

A sensação de insatisfação, no começo, pode ser sutil. Porém, à medida que o tempo passa, essa insatisfação começa a crescer mais e mais, prejudicando a saúde física e mental. Afinal, como se sentir satisfeito com algo que leva à exaustão?

5. Microgerenciamento e dificuldade para delegar tarefas

A dificuldade para delegar tarefas e o costume de microgerenciar absolutamente tudo também são alguns dos sinais de excesso de trabalho. Fique atento a isso!

6. Alterações de humor

O humor pode se alterar, à medida que a pessoa se estressa, se entristece ou simplesmente fica indiferente, diante das frustrações.

7. Dificuldade para organizar as prioridades

Um dos claros sinais de excesso de trabalho é a falta de prioridades. Não existem prioridades, praticamente. A pessoa está sempre “apagando incêndios”, numa tentativa incessante de manter tudo organizado.

Postar um comentário

0 Comentários