7 maiores fatores que colocam a saúde mental em risco

É importante ressaltar que existem inúmeros fatores que colocam a saúde mental em risco. Alguns são menos comuns, outros acontecem com mais frequência em diferentes ambientes familiares e de trabalho.

Entender quais são os fatores que colocam a saúde mental em risco é uma forma de investir na prevenção de uma série de problemas.

Sendo assim, neste conteúdo listamos alguns desses fatores para que você possa conhecer um pouco mais sobre eles. Acompanhe e entenda!

Fatores que colocam a saúde mental em risco

É importante ressaltar que existem inúmeros fatores que colocam a saúde mental em risco. Alguns são menos comuns, outros acontecem com mais frequência em diferentes ambientes familiares e de trabalho.

Por isso, fazer uma autoanálise, avaliar os próprios hábitos e entender os sinais de questões de saúde mental é sempre muito importante. Isto é, você pode usar a nossa lista abaixo para fazer uma análise de sua vida, mas jamais se prenda apenas nela – busque o autoconhecimento e vá ainda mais além!

1. Vida sedentária

Uma vida sedentária traz diversos riscos para a saúde física e mental. Pessoas que não investem em práticas de atividades físicas podem desencadear problemas como sintomas de ansiedade, estresse e, em casos mais extremos, depressão. Por isso, comece a incluir mais atividades na sua rotina.

2. Exposição excessiva ao estresse

A exposição excessiva ao estresse é um dos principais fatores que colocam a saúde mental em risco. Afinal, só quem já viveu em um ambiente com muitos gatilhos de estresse sabe o quanto isso pode ser difícil e muito negativo.

Sendo assim, procure analisar como está a sua vida e os acontecimentos em sua volta: será que existem alguns problemas que podem ser resolvidos com menos estresse? Como minimizar os gatilhos de estresse? Pense sobre isso.

3. Negligência com as emoções

Deixar de lado o que se sente, tentando ignorar medos, angústias e tristezas, é abrir caminho para questões de saúde mental. Isso porque apenas ignorar as emoções não garante que elas “desapareçam”. Pelo contrário! Elas podem crescer e se fortalecer à medida que o tempo passa.

Portanto, não negligencie o que você sente.

4. Exposição frequente aos limites pessoais

Todo mundo tem limites. Todo mundo tem os seus ditos “pontos fracos”. Ficar se expondo a problemas que atravessem esses limites a todo momento é um dos fatores que colocam a saúde mental em risco. Cuidado.

5. Perfeccionismo no trabalho e autocrítica exagerada

Ser autocrítico, até certo nível, é bom. Assim conseguimos evoluir e buscar o nosso crescimento. No entanto, a autocrítica exagerada, que beira ao perfeccionismo, pode colocar a sua saúde mental em risco.

6. Romantização de situações negativas

As situações negativas, muitas vezes, são romantizadas. Pessoas que sofrem com trabalhos precários são enaltecidas, como se elas só fossem boas porque sofrem. Embora elas sejam, de fato, guerreiras, não devemos romantizar as situações ruins. Devemos, na realidade, buscar formas de mudá-la.

7. Hábitos ruins

Os hábitos ruins, como falta de rotina de sono, ausência de exercícios e uma alimentação de baixa qualidade, também são fatores que colocam a saúde mental em risco. Afinal, a saúde mental também está ligada à saúde do corpo. Se não cuidamos do corpo, a mente também sentirá as consequências. 

Postar um comentário

0 Comentários