Marinha do Brasil publica dois editais com mais de 200 vagas para o Comando do 1º Distrito Naval

Vale ressaltar que em retificação publicada referente ao edital nº 07/2021 (retificação I), houve alteração nas especialidades disponíveis.


Por meio da publicação de Avisos de Convocação, o Comando do 1º Distrito Naval da Marinha do Brasil anuncia a realização de dois novos Processos Seletivos, com o objetivo de selecionar 213 profissionais de nível superior para a prestação de Serviço Militar Voluntário (SMV) como Oficiais de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2).

Vale ressaltar que em retificação publicada referente ao edital nº 07/2021 (retificação I), houve alteração nas especialidades disponíveis.

No Processo Seletivo nº 07/2021 são ofertadas oportunidades nas cidades do Rio de Janeiro, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Itaguaí, Nova Friburgo, Angra dos Reis e Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro; Vila Velha e Vitória, no Espírito Santo; e Belo Horizonte, em Minas Gerais, nas seguintes áreas e habilitações profissionais:

Área de Saúde: Odontologia - Dentística; Odontologia - Disfunção; Temporomandibular e Dor Orofacial; Odontologia - Endodontia; Odontologia - Odontogeriatria; Odontologia - Radiologia / Odontológica e Imaginologia; Odontologia - Ortodontia; Odontologia - Prótese Dentária; Farmácia; Veterinária;

Área de Apoio a Saúde: Enfermagem; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Nutrição;

Área Técnica: Administração;Biblioteconomia; Ciências Contábeis; Comunicação Social; Direito; Educação Física; Informática - Infraestrutura; Informática - Banco de Dados; Informática - Desenvolvimento de Sistemas; Psicologia; Serviço Social; Química;

Área Técnica - Técnica Magistério: Biologia; Física; Filosofia; Inglês (Letras); Matemática; Pedagogia; Relações Internacionais;

Área Técnica - Ciências Náuticas: Ciências Náuticas;

Área de Engenharia: Arquitetura e Urbanismo; Eng. Cartográfica;Eng. Civil; Eng. de Produção; Eng. de Sistemas de Computação; Eng. Elétrica; Eng. Eletrônica; Eng. Mecânica; Eng. Mecatrônica; Eng. Química; Eng. de Telecomunicações

Já no Aviso de Convocação nº 08/2021 constam oportunidades nas áreas de medicina, todas para a cidade do Rio de Janeiro/RJ, entre as habilitações profissionais listadas a seguir:

Área de Saúde: Clínica Médica; Geriatria; Ginecologia e Obstetrícia; Medicina de Família e Comunidade; Ortopedia e Traumatologia; Pediatria.

Os voluntários aprovados e classificados dentro do número de vagas serão convocados para cumprir um período inicial no SMV, o qual terá duração total de doze meses, e será prestado na forma de estágio. Os voluntários às áreas de Saúde e de Apoio à Saúde cumprirão Estágio de Adaptação e Serviço (EAS), e os voluntários às áreas de Engenharia, Técnica e Técnica-Magistério cumprirão Estágio de Serviço Técnico (EST). Esses estágios serão divididos em duas fases.

Requisitos para participar

Os interessados em se inscrever devem atender algumas condições estabelecidas nos documentos, tais como: ser brasileiro nato; ser voluntário; ter mais de 18 anos e menos de 41 anos de idade, até 12 de setembro de 2022, data da incorporação; estar em dia com suas obrigações eleitorais; estar em dia com suas obrigações militares, conforme determina a legislação do Serviço Militar; ter, no máximo, seis anos de tempo de Serviço Militar prestado, até a data de sua incorporação; dentre outros.

Para a profissão de Ciências Náuticas (IN), Construção Naval (VN) e Tecnologia em Sistemas de Navegação (VN), é necessário ter concluído ou estar em fase conclusão do curso (bacharelado/tecnólogo) relativo à profissão a que concorre; e para as demais profissões, é preciso ter concluído ou estar em fase conclusão do curso superior (bacharelado/licenciatura).

Por fim, também é requerido ao profissional estar registrado e regular no órgão fiscalizador da profissão a que concorre, até a data da incorporação. Essa condição não se aplica aos voluntários da habilitação de direito.

Inscrições e seleção

Os interessados podem realizar as inscrições no período das 8h do dia 23 de novembro de 2021 às 23h59 de 5 de dezembro de 2021, horário de Brasília, Distrito Federal, por meio do site do Comando do 1º Distrito Naval (edital nº 07/2021 / edital nº 08/2021). Há taxa de participação no valor R$ 140,00 sendo que o pagamento será aceito até o dia 6 de dezembro de 2021.

O Processo de Seleção dos participantes será constituído de sete etapas:

Prova Objetiva, eliminatória e classificatória;

Verificação de Dados Biográficos e Verificação Documental, eliminatória;

Inspeção de Saúde, eliminatória;

Teste de Aptidão Física de Ingresso, eliminatória;

Prova de Títulos, classificatória;

Designação à incorporação;

Incorporação.

A primeira etapa correspondente a prova objetiva está prevista para o dia 20 de fevereiro de 2022 e terá duração de três horas. A avaliação será composta por 50 questões de múltipla escolha nas matérias de língua portuguesa, formação militar-naval, conhecimentos profissionais.

Veja as apostilas para começar os estudos AQUI

Os voluntários aprovados em todas as etapas serão ordenados, de acordo com a soma das pontuações obtidas nas provas objetivas e de títulos, e serão convocados dentro do número de vagas previsto para cada habilitação profissional, conforme as regras previstas.

> Clique AQUI para visitar nosso grupo do Telegram, e receba notícias sobre concursos e oportunidades todos os dias.

Postar um comentário

0 Comentários