IBGE tem inscrições abertas para cursos de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado). Veja como se inscrever

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE recebe até o dia 27 de setembro as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas e está com inscrições abertas até o dia 15 de outubro para o curso de Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território.  As inscrições e os cursos são gratuitos.



Letícia Giannella, gerente do curso, afirma que a especialização costuma atrair profissionais de perfis variados e de áreas, experiências e formações diferentes. "Tanto recém-formados quanto profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho ou que estão buscando mudar de área e construir uma nova estratégia", afirma.


No Programa de Pós-Graduação em População são oferecidas 20 vagas para o mestrado e 10 vagas para o doutorado, com a possibilidade de obtenção de bolsas da Capes e do IBGE. 


Já a Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território São oferecidas até 30 vagas estruturada em três trimestres, totalizando 468 horas/aula.


Os cursos têm excelente nota no sistema de avaliação do Ministério da Educação. 


Assim como no ano passado, todo o processo seletivo será realizado online devido às restrições. A seleção terá três etapas eliminatórias: verificação da adequação documental, avaliação do currículo lattes e do plano de trabalho ou pré-projeto de tese, e avaliação individual do candidato por videoconferência.


Inscrições


Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, no site da ENCE.

“A avaliação individual remota será realizada entre os dias 16 e 26 de novembro e será composta por prova oral com base na bibliografia indicada no edital e entrevista. Não haverá, portanto, prova escrita, seguindo o que já ocorreu no ano passado”, explica a coordenadora de Pós-Graduação da ENCE, Angelita Alves de Carvalho, lembrando que o curso exige dedicação integral do aluno. 


Análise Ambiental e Gestão do Território

Na primeira etapa, de caráter classificatório, o inscrito precisará enviar uma carta de apresentação e a documentação curricular. Ao contrário do ano passado, não há necessidade de uma carta de recomendação do professor, conforme consta em edital, que pode ser acessado clicando aqui

O resultado da primeira fase será publicado no site da ENCE no dia 19 de novembro, juntamente com a convocação dos 45 primeiros classificados para a segunda etapa, de entrevistas, que ocorrerá entre 30 de novembro e 03 de dezembro. Esta fase é de caráter eliminatório. As datas e horários da seleção serão divulgados previamente no site da ENCE.



Sobre os Programas

O Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas forma pesquisadores e profissionais para o desempenho de atividades de pesquisa e ensino, capazes de desenvolver e aplicar abordagens teóricas, modelos e métodos para a análise de processos socioespaciais bem como para a produção de informações e estatísticas públicas que ampliem o conhecimento da realidade populacional e territorial e de sua dinâmica.


O curso de especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território tem como objetivo aprimorar a formação de profissionais, contribuindo com embasamento técnico, metodológico e teórico e uma visão crítica em relação aos processos de planejamento e gestão ambiental/territorial e de produção do espaço. Composto por disciplinas conceituais e aplicadas, a especialização também oferece um aporte metodológico voltado à prática profissional e acadêmica. A estrutura curricular explora os conceitos básicos e princípios fundamentais da ecologia, demografia, geografia, desenvolvimento sustentável, políticas públicas, legislação ambiental, análise de impactos ambientais, planejamento e gestão ambiental, ordenamento territorial e temas correlatos. 


Postar um comentário

0 Comentários