Atualidades: Entenda o que é sexismo

 No sexismo, como no racismo, as diferenças entre dois (ou mais) grupos são vistas como indícios de que um grupo é superior ou inferior. 


Sexismo significa discriminação com base no sexo ou gênero, ou a crença de que, porque os homens são superiores às mulheres, a discriminação é justificada. Essa crença pode ser consciente ou inconsciente.

No sexismo, como no racismo, as diferenças entre dois (ou mais) grupos são vistas como indícios de que um grupo é superior ou inferior. A discriminação sexista contra meninas e mulheres é um meio de manter a dominação e o poder masculinos. A opressão ou discriminação pode ser econômica, política, social ou cultural.

Esse tema está super em voga e no primeiro dia do Enem mostrou toda a sua relevância. Afinal, o exame trouxe uma questão relacionada às disparidades entre os salários de Neymar e Martha, ambos atletas célebres do futebol.

Elementos do sexismo

Sexismo inclui atitudes ou ideologia, incluindo crenças, teorias e ideias que consideram um grupo (geralmente masculino) como merecidamente superior ao outro (geralmente feminino) e que justificam a opressão de membros do outro grupo com base em seu sexo ou gênero.

O sexismo envolve práticas e instituições, assim como as formas pelas quais a opressão acontece. Isso não precisa ser feito com uma atitude sexista consciente, mas pode ser uma cooperação inconsciente em um sistema que já existe no qual um sexo (geralmente feminino) tem menos poder e menos bens na sociedade.

Opressão e Dominação

O sexismo é uma forma de opressão e dominação. Como disse a autora Octavia Butler:

“O bullying simples consiste em apenas o começo do tipo de comportamento hierárquico que pode levar ao racismo, sexismo, etnocentrismo, classismo e todos os outros ‘ismos’ que causam tanto sofrimento no mundo.”

Algumas feministas argumentaram que o sexismo é a forma primária, ou primeira, de opressão na humanidade e que outras opressões são construídas na base da opressão das mulheres. A feminista Andrea Dworkin mantém essa posição, afirmando:

“O sexismo é a base sobre a qual toda tirania é construída. Cada forma social de hierarquia e abuso é modelada na dominação do homem sobre a mulher.”

Origens feministas do termo

A palavra “sexismo” tornou-se amplamente conhecida durante o movimento de libertação das mulheres na década de 1960. Naquela época, as teóricas feministas explicaram que a opressão das mulheres consistia em algo generalizado em quase toda a sociedade humana. Logo após, começaram a falar de sexismo em vez de machismo.

Enquanto os machistas geralmente eram homens individuais que expressavam a crença de que eram superiores às mulheres, o sexismo se referia ao comportamento coletivo que refletia a sociedade como um todo.

Como funciona o sexismo

O sexismo sistêmico, como o racismo sistêmico, é a perpetuação da opressão e da discriminação sem necessariamente qualquer intenção consciente. As disparidades entre homens e mulheres são simplesmente tidas como certas.

Além disso, ganham reforço por práticas, regras, políticas e leis que muitas vezes parecem neutras na superfície, mas na verdade colocam as mulheres em desvantagem.

O sexismo interage com o racismo, o classismo, o heterossexismo e outras opressões para moldar a experiência dos indivíduos. Isso é chamado de interseccionalidade.

A heterossexualidade compulsória é a crença predominante de que a heterossexualidade é a única relação “normal” entre os sexos, a qual, em uma sociedade sexista, beneficia os homens.


Postar um comentário

0 Comentários