Entenda diferença entre Pix, TED e DOC. Saiba mais sobre o novo meio de pagamento eletrônico do Brasil.



O que é Pix? É um novo meio de pagamentos criado pelo Banco Central do Brasil que facilitará a transferência de dinheiro entre pessoas, empresas e até o recolhimento de impostos e taxas de serviços, entre outras possibilidades. As transferências via Pix serão instantâneas, 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo feriados, ou seja, com Pix, será possível realizar transferências entre diferentes instituições da mesma forma que se transfere entre contas do Nubank. 

Usar o Pix para enviar e receber transferências para outras pessoas ou para empresas será gratuito para consumidores. O Pix ainda traz mais uma novidade para facilitar e trazer mais segurança às transferências: as chaves Pix. Com elas, ao invés de você precisar informar ou pedir todos os dados bancários, você poderá usar uma única informação para realizar suas transferências.

Qual a diferença entre Pix, TED e DOC? 

A grande diferença entre Pix e os outros meios de pagamento já existentes é a rapidez e a disponibilidade: enquanto hoje existem restrições de dias, horários e até valor para fazer transferências usando TED e DOC, com Pix isso deixa de existir. 

As transferências via Pix serão feitas de forma imediata, 24 horas por dia, sete dias por semana (incluindo até feriados nacionais) e sem valor mínimo ou máximo. Além disso, usar o Pix para enviar e receber transferências será gratuito tanto para clientes pessoa física quanto para clientes pessoa jurídica. 


Como funciona?

As chaves Pix são uma nova forma de tornar o processo de enviar e receber dinheiro ainda mais fácil e seguro. Com elas, ao invés de você precisar informar ou pedir todos os dados bancários de uma pessoa ou empresa, você poderá usar uma única informação para realizar e receber suas transferências. Sua chave Pix poderá ser criada utilizando seu telefone, e-mail ou CPF/CNPJ. 

É importante dizer que quando você compartilha uma chave, quem usá-la para fazer um pagamento terá acesso aos dados mencionados. Por isso, fique atento quanto ao local e com quem você divide suas chaves.

Quais os principais benefícios de Pix? 

Os principais benefícios de Pix são: 

Rapidez: as transferências e pagamentos são concluídos em até dez segundos; Segurança e facilidade: com as chaves do Pix, não é necessário informar todos os dados bancários e pessoais para receber uma transferência ou pagamento, mas sim somente uma das chaves cadastradas - Só CPF, só e-mail, só telefone celular, etc; 

Disponibilidade: o Pix poderá ser enviado e recebido 24 horas por dia, 7 dias da semana; 

Custo mais baixo: para pessoas físicas, o Pix será gratuito; para pessoa jurídica e estabelecimentos, ele tem um custo, mas muito menor do que o dos demais meios de pagamento. 

Existirá algum limite de transição para Pix? 

Não há um limite de quantidade de transferências que você poderá fazer usando o Pix, nem valores mínimos. A transferência só vai depender do saldo que você tem na sua conta na hora, mas é importante saber que as instituições financeiras vão poder estabelecer limites de valor por transação de acordo com a política de prevenção à fraude de cada um. Esses limites não podem ser menores que de outros meios de pagamento que o banco oferece, como TED ou DOC.





Postar um comentário

0 Comentários