ENCE abre Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação

 


A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE está com as inscrições abertas, até o dia 2 de outubro, para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas.

São  oferecidas24 vagas para o mestrado e 10 vagas para o doutorado, com a possibilidade de obtenção de bolsas da Capes e do IBGE. 

Neste ano, devido às medidas de distanciamento social para controle da pandemia de Covid-19, todo o processo seletivo será realizado online, e não haverá provas escritas. Segundo o coordenador de Pós-Graduação da ENCE, César Marques, é a primeira vez que isso acontece.

“Mas o mesmo rigor das seleções anteriores será mantido. Para isso, serão analisados os perfis de candidatos e candidatas, as cartas de recomendação, a compreensão das produções bibliográficas contidas no edital e a capacidade de produção de um plano de trabalho ou projeto de pesquisa na área do programa”, disse Marques, lembrando que o curso exige dedicação integral do aluno.


INSCRIÇÕES


As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, pela internet, com envio da documentação por e-mail. O processo seletivo será constituído de avaliação documental e entrevista por videoconferência, que vai acontecer entre 9 e 19 de novembro. O resultado final será divulgado no dia 1º de dezembro.

Acesse o edital clicando aqui.

 A pré-matrícula dos candidatos aprovados ocorrerá também online, nos dias 14 e 15 de dezembro. O início do ano letivo está previsto para março de 2021.

“Dada a pandemia, os cursos da ENCE estão ocorrendo de forma remota até o final de 2020. Contudo, seguindo as normas da Capes e do MEC, o curso é aprovado para ocorrer de modo presencial. O retorno das aulas presenciais ocorrerá quando houver segurança para discentes, docentes e funcionários”, acrescentou o coordenador.

O Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas forma pesquisadores e profissionais para o desempenho de atividades de pesquisa e ensino, capazes de desenvolver e aplicar abordagens teóricas, modelos e métodos para a análise de processos socioespaciais bem como para a produção de informações e estatísticas públicas que ampliem o conhecimento da realidade populacional e territorial e de sua dinâmica.

O programa tem duas linhas de pesquisa: População, Território e Condições de Vida e Produção de Estatísticas Públicas. A primeira estuda a dinâmica populacional e territorial e das condições de vida da população, englobando aspectos sociais, econômicos e ambientais. Já a segunda investiga o planejamento e a condução de censos, pesquisas amostrais e registros administrativos usados para a produção de estatísticas públicas sobre a dinâmica populacional e territorial e as condições de vida da população.

Postar um comentário

0 Comentários