Governo confirma criação de 4º ano do Ensino Médio. Entenda como será


O governo de São Paulo anunciou que está trabalhando na criação de um 4º ano do Ensino Médio optativo para os estudantes. Segundo o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, o 4º ano será oferecido para alunos que estão atualmente no 3º ano do Ensino Médio e que desejam se preparar melhor para o vestibular.

Ainda de acordo com Soares, o 4º ano do Ensino Médio será optativo e seu oferecimento será condicionado à existência de vagas. Ele não detalhou quais vagas.

De acordo com informações da Secretaria, os estudantes não serão obrigados a cursar esse ano a mais, a proposta é ser um reforço para os alunos do terceiro ano do ensino médio que vão prestar vestibulares e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e se sentiram prejudicados pela suspensão das aulas presenciais.

“Em breve nós vamos trazer mais detalhes para que eles possam ingressar também durante este ano para o próximo ano, os alunos que estão no terceiro ano e desejarem, obviamente”, disse o secretário.

Rossieli destacou que a adesão ao 4º ano é opcional e que há alunos que preferem concluir o Ensino Médio neste ano ainda. Ele disse ainda que a oportunidade está condicionada à existência de vagas no sistema, já que outros alunos devem continuar progredindo de ano normalmente, sobrecarregando o sistema.

"Muitos estudantes me disseram 'Secretário, eu sou aqui do interior, eu quero me preparar melhor pro vestibular, especialmente se eu não passar, como é que eu posso ter a oportunidade de refazer o meu 3º ano, caso eu queira?', enquanto outros diziam 'Por favor, eu quero ter a minha oportunidade de ir para a faculdade, ir pro mercado de trabalho, quero concluir meu ensino médio'", disse o secretário.

As datas das provas do Enem ainda não foram definidas. Já a primeira fase da Fuvest está marcada, por ora, para 29 de novembro.

Postar um comentário

0 Comentários