Capes abre 25 mil vagas para cursos virtuais gratuitos em diversas áreas

Estudantes de graduação, concluintes do ensino médio e alunos matriculados na Universidade Aberta do Brasil podem se inscrever gratuitamente para cursos virtuais de português, matemática e tecnologias da informação e comunicação em casa. São 25 mil abertas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (Capes), em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Os interessados podem se inscrever até o dia 26 de junho pela plataforma Avacapes. Com 60 horas de duração, os cursos foram revisados e atualizados por especialistas das áreas. Ao concluírem o curso, os estudantes receberão um certificado emitido pela Capes com a carga horário cumpridos.

Segundo o presidente da Capes, Benedito Aguiar, a iniciativa reforça o compromisso do governo federal com a educação, possibilitando a qualificação de milhares de jovens por meio de cursos atualizados e de qualidade.

Formação profissional

Na semana passada, a Capes lançou o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação-Parcerias Estratégicas nos Estados, que vai ofertar 1,8 mil bolsas para formação profissional e incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país. O programa será implementado em parceria com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e tem como objetivo fortalecer os programas de pós-graduação criados a partir de 2013.

Acesse Agora as Principais Notícias no Brasil e fique atualizado
A Portaria nº 68/2020, com as informações do novo programa, foi publicada no Diário Oficial da União. Serão apoiados programas emergentes que sejam estratégicos nos estados e que atuem em áreas prioritárias para fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico nas regiões, reduzindo assim as diferenças entre estados e potencializado as características existentes de cada lugar.

Após a seleção dos projetos por edital específico, a Capes firmará acordo de cooperação com essas fundações e os convênios poderão envolver entidades privadas ou do terceiro setor.

Os valores a serem investidos dependerão da contrapartida de cada fundação e da localização geográfica do projeto. Serão aplicados, no mínimo, 30% dos recursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com exceção do Distrito Federal.

Postar um comentário

0 Comentários